03 Janeiro 2013 - 14:09

Operação Réveillon Seguro é realizada com sucesso

Ascom CBMAL
Foram realizadas 50 orientações de prevenção sobre cuidados e locais adequados para o banho

Devido ao grande fluxo de banhistas nas praias alagoanas no dia 1º de janeiro de todos os anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) realizou a Operação Réveillon Seguro. Foram reforçadas as guarnições das duas praias mais movimentadas nessa época: o Mirante da Sereia e a Praia do Francês, onde foram montados mais dois postos nos locais de maior incidência de afogamentos.

Foram registradas 51 ocorrências: 26 salvamentos de afogamento, 21 crianças perdidas, três atendimentos pré-hospitalares (APH) e uma pessoa desaparecida, a qual foi encontrada. Além disso, foram realizadas 50 orientações de prevenção sobre cuidados e locais adequados para o banho.

Vale lembrar que a operação foi realizada na maioria com voluntários, sendo 31 militares e quatro civis. “Nós sabemos que pelo número de ocorrências, comparados ao número de guarda-vidas seria inviável atender adequadamente, por isso decidimos sacrificar nossa folga para não sacrificar nossos companheiros de serviço e melhorar o atendimento à população” explicou o Sargento Marcelo Souza.

Já para a Luana de Lima Araújo, 26, enfermeira e esposa de um dos guarda-vidas voluntários, “foi muito bom poder ajudar à população. Ajudei com o APH, orientando sobre a localização dos postos e com as crianças perdidas”, contou ela.

O clima entre os envolvidos na operação foi de descontração. A grande quantidade de envolvidos não apenas garantiu um dia mais seguro, com nenhum registro de acidente fatal ou grave, como permitiu um serviço mais tranquilo e agradável. “Percebemos uma evolução da equipe, tornando um dia atípico num dia normal. A dedicação e a união do grupo tornou o serviço mais simples e eficiente”, contou o Soldado Fabiano Paes.

“O principal a ser lembrado é a interação entre os nossos militares que fazem do dia primeiro um dia de trabalho voluntário. Ao invés da sensação de estar perdendo um dia de feriado, estão com a sensação de estar ganhando o dia, trabalhando com essa missão tão nobre que é salvar vidas”, relatou o Capitão Alexandre, Coordenador da Operação.

por Ascom CBMAL

Comentários comentar agora ❯