03 Junho 2012 - 02:28

Escolas da rede estadual iniciam primeira etapa do Censo Escolar

As escolas da rede pública estadual e municipal já iniciaram o envio de dados para a primeira etapa do Censo Escolar 2012 desde o último dia 30. Nesse primeiro momento, as instituições devem fornecer informações quantitativas, relativas ao número de alunos matriculados na Educação Básica, que compreende o Ensino Fundamental e Ensino Médio. As unidades de ensino têm até o dia 31 de julho para realizar o procedimento. O preenchimento dos dados deve ser feito por meio do site http://educacenso.inep.gov.br.

Além do número de alunos matriculados, a primeira fase do censo abrange aspectos referentes às instituições, como as turmas que oferecem e o quadro de professores. Já na segunda etapa, que deve acontecer entre os dias 1º de fevereiro e 15 de março de 2013, os gestores das escolas responderão a questões referentes ao rendimento (aprovação e reprovação) e ao movimento (transferência e evasão escolar) dos estudantes.

Segundo o diretor de Apoio Técnico da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Ricardo Menezes, esse ano a primeira etapa do diagnóstico foi encurtada, já que as escolas conhecem a sistemática desde 2007. Outra novidade do Censo Escolar 2012 é a utilização, pelas escolas estaduais situadas em Maceió, do SisLame, um sistema acadêmico que subsidia a inserção de dados online e os transfere diretamente para o Ministério da Educação (MEC).

Ricardo Menezes explicou que o procedimento se configura como uma ferramenta de acompanhamento da situação da educação no Brasil. “Toda a política educacional do País pode ser visualizada através das estatísticas geradas pelo censo por meio dos dados fornecidos. No caso das escolas públicas, é possível analisar também a política de financiamento destinada à educação das redes municipais e estaduais”, frisou.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos-educacionais realizado anualmente em nível nacional pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), onde todas as escolas, públicas e privadas, devem fornecer informações quantitativas e qualitativas que as caracterizam durante tal período. A ação conta com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação.
Ações.

por Ascom SEE

Comentários comentar agora ❯