03 Julho 2012 - 08:34

Escolas da rede estadual têm até 31 de julho para realizar o censo escolar

Agência Alagoas
Ricardo Menezes, da SEE: dilatação do prazo foi recomendada pelo MEC

As escolas das redes pública e da privada de Alagoas têm até o dia 31 de julho para enviar os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2012. Neste primeiro momento, as unidades de ensino deverão informar dados relativos ao cadastro da escola, professores, turmas que são ofertadas nas escolas e seus respectivos alunos.

Para 57 escolas da rede pública estadual que não haviam iniciado as aulas até o dia 30 de maio – o que inclui 40 escolas que não começaram as aulas já que estavam em reforma – o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) autorizou o preenchimento do Censo com base nas matrículas já efetuadas até o dia 30 de maio, desconsiderando a necessidade de atestar a frequência destes alunos.

Esta frequência deverá ser confirmada após a publicação dos dados preliminares do Censo no Diário Oficial da União, prevista para o final de agosto. A partir da data de publicação dos dados preliminares, as escolas terão 30 dias corridos para confirmar a frequência dos alunos.

Esta autorização do Inep/MEC foi divulgada por meio de Nota Técnica (NT) enviada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) no dia 27 de junho. “Com a dilatação do prazo até setembro para atestar a frequência desses alunos, as instituições de ensino não serão prejudicadas e terão o repasse garantido dos recursos que estão vinculados ao levantamento do Censo Escolar”, afirma o diretor de apoio técnico da SEE, Ricardo Moura.
 

Conforme o diretor da SEE, a abertura de um sistema diferenciado para 57 escolas estaduais foi uma solicitação da Secretaria de Educação ao Inep/MEC. “As instituições devem enviar normalmente os dados das matrículas e, posteriormente, confirmar a frequência de seus alunos”, complementa Moura.

Em Maceió – As escolas da rede pública localizadas no município de Maceió que responderão o Censo por meio do Sistema de Gestão Escolar (Sageal) implantado pela SEE terão até o dia 16 de julho para concluir o cadastro. O sistema vai realizar a migração de dados para o Inep de forma automática e, dessa maneira, as unidades de ensino que utilizarem a ferramenta não precisarão acessar o site do Educacenso.

“A vantagem de usar o Sageal, além de evitar o trabalho de dupla digitação de dados, é possibilitar que as escolas, Coordenadorias Regionais e a Gestão da Rede Estadual tenham acesso imediato a dados atualizados das unidades de ensino, possibilitando melhorias na gestão e melhor fluxo de informações entre a rede”, destaca Artur Ferreira, diretor de Apoio à Gestão Escolar da SEE e coordenador do Programa de Modernização da Gestão da Educação.

O Sageal é o sistema oficial da secretaria instituído pela portaria 525/2012 para gerenciamento acadêmico das matrículas, turmas, alunos, matriz curricular, programas pedagógicos, frequência, diário de classe, notas, aproveitamento e desempenho, boletim e histórico escolar, calendário escolar, gestão e emissão do Censo Escolar, além da gestão administrativa das escolas, transporte escolar, merenda, prestação de contas, planejamento da demanda, visão integrada da rede de ensino, formação e gestão de docentes, levantamento de situação das unidades escolares, relatórios gerenciais e gestão de indicadores. O sistema foi implantado em dezembro de 2011 com a pré-matrícula online das escolas da rede pública estadual em Maceió.
I

nformações –O censo escolar é o principal instrumento para o cálculo do financiamento educacional. É por meio dele que é calculado o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que atende toda a Educação Básica, da creche ao Ensino Médio. Para mais informações sobre a realização do censo escolar, as escolas podem entrar em contato com a SEE pelo telefone (82) 3315-1264 ou 3315-1265.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯