03 Dezembro 2011 - 13:15

Profissionais são treinados em transporte e movimentação de pacientes

Após uma semana de treinamento, com instruções essenciais à segurança de pacientes e profissionais, 35 padioleiros do Hospital Geral do Estado (HGE) concluíram a qualificação sobre transporte e manipulação de pacientes, realizada no Quartel de Grupamento de Busca, Salvamento e Emergência (GBSE), localizado na Serraria.

Parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Hospital Geral do Estado (HGE), e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), a qualificação orientou os profissionais sobre as técnicas adequadas de movimentação de pacientes vítimas de acidentes automobilísticos e politraumatizados entre as macas e pranchas da unidade hospitalar.

“O objetivo é prestar um atendimento de maior qualidade para a sociedade, que terá profissionais treinados e habilitados para o atendimento emergencial e, também para os servidores, pois através da correta orientação será possível minimizar alguns riscos à saúde", disse Marcus Magno, responsável pela Seção de Desenvolvimento e Educação de Pessoas do HGE.

Para o coordenador do curso, 1º tenente bombeiro militar Osmar Brandão, proporcionar mais segurança à população e aos profissionais é fundamental no atendimento de emergência e o conhecimento técnico facilita à assistência adequada.

“Entre as técnicas estudadas no curso, os padioleiros aprenderam as diversas formas de rolamento de vítimas. São técnicas utilizadas quando se deseja colocar ou retirar uma prancha rígida sobre o paciente ou para verificar se há ferimentos ou hemorragias na parte posterior e costas”, contou.

O tenente explicou que a movimentação feita de forma incorreta pode piorar a condição do paciente, agravando lesões. “Já para o profissional, a má postura na manipulação do paciente pode gerar lesões musculares, afastando-o do trabalho por tempo indeterminado. A correta postura do padioleiro ao transportar os pacientes é essencial por evitar tais lesões”, orientou.

O padioleiro do HGE José Carlos Bezerra participou do curso e não se arrependeu. “Foi muito importante para nós, como profissionais do maior hospital de urgência e emergência do Estado, participar deste curso. Além de nos ensinar os principais fatores de imobilização, também tivemos a oportunidade de interagir com a equipe do Corpo de Bombeiros”, enfatizou.

A qualificação contou com quatro instrutores do CBMAL, além da participação de militares do Grupamento de Busca, que auxiliaram nas atividades práticas.


 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯