04 Julho 2013 - 19:20

Alagoas terá recursos novos para cisternas no Semiárido

Divulgação
O governador Teotonio Vilela assinou convênio para a construção de cisternas no Sertão e Agreste de Alagoas

O governador Teotonio Vilela participou nesta quinta-feira (4), em Salvador, do lançamento do Plano Safra Semiárido, feito pela presidenta Dilma Rousseff com os governadores do Nordeste. “Estou muito satisfeito com o desfecho deste evento, onde a presidenta atendeu a um pleito o qual defendo há muito tempo, que foi a suspensão das execuções das dívidas de agricultores nordestinos com bancos oficiais”, disse o governador, ressaltando que essa foi uma decisão justa.

“O agricultor do Sertão nordestino estava para perder sua terra, depois que a seca já tirou dele o gado e o pasto”, acrescentou o governador, parabenizando a presidenta pela decisão. “Não havia como o produtor do Semiárido do Nordeste bancar as dívidas com os bancos”, justificou Teotonio. Ele assinou com o ministro da Integração, Fernando Bezerra, mais um convênio para a construção de cisternas no Sertão e Agreste de Alagoas.

Segundo o governador, o investimento total do Plano Safra é de R$ 7 bilhões para o fortalecimento da produção agrícola e pecuária no Semiárido do Nordeste brasileiro e Norte de do Estado de Minas Gerais para ajudar as prefeituras e trabalhadores rurais a enfrentar os efeitos da seca. “A principal medida foi exatamente a suspensão das execuções das dividas até o final de 2014”, reforçou Teotonio.

Segundo informações do Governo Federal, atualmente, a região contemplada pelo Plano Safra Semiárido abriga 1,6 milhão de estabelecimentos agropecuários, dos quais 90% possuem menos de 100 hectares e 75%, uma abrangência inferior a 20 hectares. Os moradores sofrem com os efeitos da estiagem, que é considerada a mais grave dos últimos 50 anos.
Ainda de acordo com o Governo Federal, o Plano Safra Semiárido pretende garantir segurança produtiva, impulsionando sistemas de produção adaptados à realidade do clima da região. Este é o primeiro plano voltado especificamente para a região do Semiárido nordestino.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯