05 Abril 2013 - 11:22

Corpos sepultados sem necropsia começam a ser exumados em Maceió

Vanessa Siqueira - CadaMinuto
Casos de óbito provocado por acidente de trânsito terão prioridade

Dos 180 corpos que foram enterrados, durante a greve dos médicos legistas de Alagoas, sem a realização dos exames de necropsia, apenas os que foram vítimas de acidentes de trânsito serão exumado nesse primeiro momento, conforme acordo firmado entre o Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), Polícia Civil e Centro de Perícias Forenses.

O primeiro cadáver a ser exumado nesta sexta-feira, 05, foi o de Natanael Abílio dos Santos que se envolveu num acidente de trânsito no ano passado na Via Expressa. O corpo estava sepultado no Cemitério de São José, localizado no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.

Os casos de óbitos provocados por acidentes de trânsito terão prioridade porque o seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) só é pago à família da vítima mediante a apresentação do laudo de necropsia, sendo nesse caso imprescindível a avaliação do auto exame de corpo de delito. Posteriormente, outras duas situações emblemáticas também serão priorizadas.

Seguindo a sugestão do presidente do Conseg, juiz Maurício Breda, representantes do CPFOR, IML, Polícia Civil e os promotores de Justiça presentes à reunião acordaram que as exumações ocorrerão também quando as provas indiretas (fotos, depoimentos, imagens de câmera) não conseguirem comprovar a autoria delitiva e quando a morte for provocada por perfuração de bala e armas de fogo foram apreendidas, existindo a necessidade da realização do exame de comparação balística.

“Teremos uma perita de outro estado para ajudar nos trabalhos dos peritos locais. Ela já nos informou que só terá condições de realizar dois exames por semana, então, se a demanda for menos para as exumações, certamente poderemos apresentar os resultados num menor espaço de tempo”, explicou João Alfredo Guimarães, diretor do CPFOR.


 

por Redação

Comentários comentar agora ❯

  • AL ISSO É ALAGOASSS,SEM PALAVRASS !!!