05 Junho 2012 - 10:37

Complexo Turístico promove desenvolvimento sustentável em Piranhas

A valorização das cidades do interior por meio de ações de infraestrutura foi defendida pelo governador Teotonio Vilela Filho e os secretários de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, e do Turismo, Danielle Novis, durante a inauguração do Complexo Turístico do Lago de Xingó, no município de Piranhas, na última sexta-feira (1º). A iniciativa deve aumentar o fluxo de turistas para a região do São Francisco e proporcionar desenvolvimento sócio-econômico de forma sustentável para a região.

A nova estrutura turística dará acesso ao Cânion do São Francisco por Alagoas, viabilizando emprego e renda para a população daquela região. O investimento foi de R$ 2,5 milhões, provenientes da parceria entre os governos estadual, municipal e o empresário local Manoel Foguete. Teotonio Vilela ressaltou a potencialidade turísticas do Estado. “O turismo gera dignidade para a população; é importante que exploremos todas as regiões para criarmos desenvolvimento a partir dessa vertente”, enfatizou.

Para o secretário Marco Fireman, o investimento em ações estruturantes nos municípios do interior gera benefícios para todo o Estado. “O Complexo Turístico de Piranhas é mais um empreendimento que comprova o comprometimento do governo estadual com o desenvolvimento de Alagoas. Esta obra, fruto da parceria com a Prefeitura, abre várias oportunidades para o crescimento da economia do município, proporcionando, consequentemente, o crescimento do Estado”, avalia Marco Fireman.

A secretária de Estado do Turismo, Danielle Novis, destacou que o turismo é terceiro setor que mais origina emprego no Brasil, além de promover a inclusão social e de divulgar a cultura de cada local. “É importante que todos os municípios se empenhem porque temos muito que mostrar, além das praias. Alagoas é um Estado pequeno geograficamente, mas grande na diversidade. Esse trabalho do Estado integrado com as secretárias municipais é fundamental”, defendeu Novis.

A principal reclamação da população de Piranhas, segundo a secretária, era o acesso ao cânion que só se dava por Sergipe. O município de Piranhas já é considerado o terceiro destino mais procurado do Estado, ficando atrás de Maceió e Marechal Deodoro.

A prefeita Melina Fraitas agradeceu e falou da emoção de inaugurar o empreendimento. “Esse era um sonho antigo da população de Piranhas; sem a ajuda do governo, não poderíamos realizar essa obra que vai proporcionar emprego e crescimento econômico”, disse.

O novo complexo está localizado ao lado da Hidrelétrica de Xingó. Com uma estrutura que impressiona a todos, o empreendimento é composto por receptivo turístico, lojas de artesanato, restaurantes e píer flutuante climatizado para embarques e desembarques de catamarãs.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯