05 Dezembro 2011 - 11:47

Alagoas estréia com prata e bronze em Curitiba (PR)

Alagoas conquistou suas primeiras medalhas na fase de esportes individuais das Olimpíadas Escolares 2011, em Curitiba (PR) para alunos/atletas de 15 a 17, neste sábado, primeiro dia de competições, no ginásio da Universidade Positivo. A jovem Carla Dayris, 15 anos, do Colégio Bom Conselho, de Bebedouro, ficou com a prata no taekwondo categoria leve (até 49 kg); já o judoca Allan Devis, 15 anos, do Colégio Intensivo – Maceió ficou com o bronze na categoria meio pesado (até 90 kg).

Na disputa feminina do taekwondo da categoria leve (até 49 kg), a alagoana Carla venceu suas três primeiras adversárias com grande facilidade: Santa Catarina por 1 a 0; Ceara por 18 a 1 e Paraná por 9 a 2. Na grande final, numa luta equilibrada terminada em 2 a 2 no tempo regulamentar, perdeu para a mineira Alline Resende na morte súbita, um resultado que não tirou o ar de tranqüilidade da alagoana.

"Não foi fácil. Ela luta muito bem e teve sorte de encaixar primeiro o último golpe. Mas valeu porque é minha primeira participação nesses jogos e já medalhei e ainda tenho mais duas chances nessas olimpíadas", disse Carla Dayris, oferecendo essa medalha a sua mãe que está hospitaliza em Maceió, mas a incentivou a vir aos jogos. Ela também agradeceu ao técnico que a acompanhou na competição, Inaldo Nascimento, mestre 4º.

Segundo o técnico, essa conquista da Carla deve-se, principalmente, a sua dedicação e foco no esporte. “Do Jeal para cá, foram cinco meses de treinamento todos os sábado, mais três vezes por semana com o professor dela. É uma atleta de talento que tem muito futuro no taekwondo”, destacou Inaldo, informando que a competição para os alagoanos prossegue neste domingo (4), com mais chances de medalhas.

No judô os alagoanos tiveram muitas dificuldades, mas teve o destaque do jovem Allan Devis que demonstrou muita superação e tranqüilidade para passar por uma repescagem e conquistar o terceiro lugar na categoria meio pesado (até 90 kg) vencendo por ipon um judoca de Curitiba. Ele venceu as duas primeiras lutas também por ipon contra os atletas do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul; e perdeu a terceira luta por falta para o judoca de São Paulo, medalhista de ouro da competição.

“Poderia ter sido melhor, mas no judô é assim mesmo, basta um segundo de descuido e o adversário nos surpreende. Vamos aguardar as próximas olimpíadas”, disse o judoca Allan, que já foi bronze nas Olimpíadas Escolares 2010, em Fortaleza para alunos/atletas de 12 a 14 anos. Um jovem e talentoso atleta que tem muito futuro, segundo o técnico Charles da Silva.

Outras modalidades
- No atletismo e outras provas realizadas ao ar livre teve o frio (abaixo dos 10 graus) e uma fina chuva na manhã deste sábado, se transformaram em mais um adversário para os alagoanos. Mesmo assim o aluno/atleta Joseildon de Jesus se classificou até as semi-finais dos 100m, e José Fernando continua neste domingo sua busca por medalha na prova do octatlo.

- O ciclismo iniciou a disputa com a prova do revezamento, realizado dentro de um percurso de 1950m, as duplas pedalam juntas durante todo o tempo, se revezando a frente a cada um dos 04 cones que foram demarcados durante a prova.
Dos 27 estados mais o Distrito Federal previsto, estavam inscritas nesta primeira prova 10 duplas no feminino e 20 duplas no masculino. No feminino as atletas de Alagoas ficaram em 6º lugar, no masculino ficaram em 9º lugar. Neste domingo será disputada a prova de estrada, onde as atletas femininas irão pedalar 35 minutos mais duas voltas, enquanto no masculino pedalarão 50 minutos mais duas voltas.

- Na ginástica rítmica as meninas também sentiram muito frio, mas apesar disso fizeram boas apresentações e continuam com a pontuação neste domingo.

- A natação terminou o primeiro dia de competições com dois décimos lugares nos 100m peito e 50m rasos com o Bolsa Atleta estadual Eliantony Ferreira, que buscará neste domingo uma melhor classificação nos 100m nado livre e 50m nado borboleta.

- No tênis de mesa na prova por equipe feminino chegou as oitavas de finais. As competições individuais começam neste domingo.

- O xadrez iniciou nas competições com um aproveitamento de 50%. Ganhou uma e perdeu outra. A busca por medalha continua até terça-feira.

O secretário de Estado Adjunto do Esporte, Jorge VI, parabenizou a todos os alunos/atletas e professores pelo esforço e superação neste primeiro dia de competições. “Isso prova que o ‘nordestino (sertanejo), antes de tudo é um forte’”, parafraseou Euclides da Cunha, ressaltando que este ano já iniciamos os jogos com melhores resultados do que no ano passado.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e contam com disputas no masculino e feminino em 12 modalidades esportivas: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, taekwondo, vôlei e xadrez.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯