06 Março 2013 - 11:50

Professores de Inglês vão socializar ensinamentos adquiridos nos EUA

José Demétrio
Professores de Língua Inglesa discutem forma de compartilhar conhecimentos

Socializar os conhecimentos adquiridos com os colegas e alunos, nas escolas do Estado. Este é o objetivo dos 17 professores de Língua Inglesa da rede pública estadual que viajaram este ano aos Estados Unidos para realizar um intercâmbio cultural em língua estrangeira.

Selecionados pelo programa do governo federal Ciência sem Fronteiras, esses professores passaram 41 dias – de 13 de janeiro a 22 de fevereiro – em escolas de Miami e do estado do Alabama, trocando experiências, aperfeiçoando os estudos, aprendendo novas metodologias de ensino e tendo acesso aos mais variados materiais didáticos.

De volta a Alagoas, os educadores deram início à segunda etapa da intercâmbio: disseminar as experiências bem sucedidas e colocar em prática os ensinamentos que tiveram nos EUA. “Essa segunda etapa é muito importante, porque eles terão seis meses para passar à frente os conhecimentos adquiridos. Por fim, terão que preparar um relatório, a ser enviado aos Estados Unidos, mostrando como isso se deu. Só assim estarão aptos a receber o certificado de conclusão do intercambio”, explicou a professora Ana Damasceno, da gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Segundo Ana Damasceno, esta foi a primeira turma de professores das escolas do Estado que participou desse intercâmbio, mas uma nova turma já está sendo selecionada para embarque ainda no primeiro semestre. “No segundo semestre, se tudo der certo, estaremos selecionando uma nova turma”, afirmou a professora.

Ao todo, de acordo com Ana Damasceno, 540 professores de Inglês de várias escolas do Brasil foram selecionados e embarcaram para os Estados Unidos este ano para este intercâmbio, que é realizado em parceria com a Embaixada Norte-americana. Os 17 educadores de Alagoas retornaram ao estado no dia 23 de fevereiro.

Próxima etapa

Para colocar em prática a segunda parte do curso, os professores de Alagoas que viajaram aos EUA se reuniram na terça-feira à tarde, no Núcleo de Expressões Artísticas, com sede no Cepa, no bairro do Farol.

A reunião contou com a presença da professora Nilce Mendonça, diretora de modalidades e diversidades da educação básica da SEE. Para ela, a bagagem de conhecimentos que os professores trouxeram vai ajudar e muito a comunidade estudantil, principalmente aqueles que gostaram do estudo de língua inglesa. “Esse tipo de intercâmbio é uma excelente oportunidade para crescimento profissional e pessoal que quem milita nessa área”, destacou.

De acordo com a professora Sandra Felisberto da Rocha, técnica da gerência de ensino médio da SEE, os educadores viajaram aos EUA com todas as despesas pagas e mais uma ajuda de custo para gastos eventuais. “Nessa reunião, eles apresentaram os materiais que trouxeram do exterior e traçaram um cronograma das ações que irão empreender para difundir os ensinamentos que tiveram nas universidades parceiras por onde passaram”, ressaltou a professora. Segundo ela, novas turmas de intercâmbio serão selecionadas. “Os interessados fiquem atentos porque as inscrições estarão abertas por esses dias”, enfatizou.

Além da viagem aos EUA, os professores realizam um curso que será finalizado após a entrega do relatório final. Esse relatório deverá ser desenvolvido pelos professores participantes em até seis meses depois da experiência e enviado para a banca examinadora.

Ana Damasceno explicou que o trabalho deve ser desenvolvido com base na importância da aprendizagem da Língua Inglesa, como deve ser trabalhada em sala de aula, quais métodos podem ser utilizados e quais instrumentos podem ser incorporados no processo. Só após a conclusão e envio do projeto, o professor cursista deverá receber o certificado de participação.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯