06 Junho 2012 - 18:43

Curso de Medicina no campi da Ufal em Arapiraca começa no 2º semestre

Marcos Brandão
Renan e Luciano estiveram recentemente com o ministro Mercadante pedindo a abertura do curso de Medicina

Brasília e Arapiraca, 6 – A inclusão de Alagoas no Plano de Expansão de Curso de Nível Superior, com a oferta de 80 vagas para o curso de Medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi recebida pelo senador Renan Calheiros como uma das notícias mais esperadas para este término do primeiro semestre do ano. O anuncio, feito pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi comemorado com muito entusiasmo, também, pelo prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

“O curso de Medicina, com 60 vagas, é uma reivindicação histórica que se torna realidade em Arapiraca”, enalteceu Renan ao receber a notícia da abertura de 1.615 vagas de medicina no país. Desse total, 1.040 vagas estão destinadas a 18 novos cursos nas universidades públicas federais em 12 estados. Em Alagoas, além de Arapiraca, a Ufal em Maceió terá mais 20 vagas, que se somarão as 80 já existentes.

Para Renan, Arapiraca é uma referência em educação “e temos que destacar o trabalho do prefeito Luciano Barbosa nesta área”, destacou o senador, lembrando que medicina – “uma profissão que é tão importante para toda a população” – é uma das áreas que mais necessitam de interiorização do ensino em Alagoas.

O Campi da Ufal em Arapiraca já oferece os cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Arquitetura, Biologia, Licenciatura, Ciências da Computação, Educação Física Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura e Azootecnia. “Faltava o curso de medicina, hoje anunciado pelo ministro Mercadante”, disse.

Luciano Barbosa recebeu a notícia como uma das maiores conquistas de sua gestão na área de ensino. O prefeito agradeceu o empenho da ex-reitora Ana Dayse Dórea, do reitor Eurico Lôbo, do senador Renan e da deputada federal Célia Rocha, que, juntamente com toda a bancada federal de Alagoas e também o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM/AL), Emanuel Fortes, lutaram para o curso tornar-se realidade.

Sonho

A implantação do curso de Medicina em Arapiraca é um antigo sonho acalentado há décadas. No ano de 2009, durante solenidade de ampliação do campi, o prefeito Luciano Barbosa aproveitou o momento para entregar um ofício, na época, à reitora Ana Dayse, solicitando estudos para implantação do curso. Renan estava presente e confirmou empenho para viabilizar o projeto em Brasília, mais precisamente no MEC.

Desde sua implantação, no ano de 2006, o campi da Ufal em Arapiraca vem passando por um processo de ampliação, facilitando o acesso de centenas de jovens agrestinos ao ensino superior. Atualmente, o campi oferece 13 cursos para cerca de 3.500 alunos de várias regiões do interior de Alagoas. O curso de Medicina estará funcionando já a partir do próximo semestre.
 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Afranio Alves Mas uma grande conquista, não so para a cidade, mas para todo o estado.... Parabéns ARAPIRACA!!!!!
  • VERONICA E o curso de medicina do CESMAC também será autorizado?
  • paulo Não custa nada lembrar que o projeto dos tucanos era reduzir cada ver mais as Universidades Federais! Esta realidade só mudou graças ao LULA, a Presidenta DILMA, o PT e demais partidos aliados. Nestas eleições municipais será a hora de retribuirmos.
  • estudante VERÔNICA ! ESTUDE PARA PASSAR NA UFAL - MACEÍO/ARAPIRACA E DEIXE DE PERGUNTAR BESTEIRA.
  • Lari Parabéns ao governo de Arapiraca por essa iniciativa, os estudantes sentem-se honrados em ver o desenvolvimento chegar ao ápice com esse grande curso, almejado por muitos que muitas vezes não tem condições de deslocar-se para centros maiores afim de cursá-lo.É isso aí.
  • fernando EU FICO CADA VEZ MAS IMPRESSIONADO COM O DESENVOLVIMENTO DE ARAPIRACA, VOU ESTUDAR MUITO PARA PASSAR EM MEDICINA / ARAPIRACA, EU JÁ TAVA QUASE DESISTINDO DO MEU SONHO, POR CONTA DE SÓ TER MEDICINA EM MACEIÓ, AGORA ESTOU SURPER FELIZZ OBRIGADO ARAPIRACA TE AMOOOOOOOO.
  • estudante 2º semestre de que ano?? Porque até onde sei estamos em greve, não foi realizado nenhum vestibular, mal tem sala para turmas que já estão e laboratório de anatomia é uma piada kkk!!! Só se for no segundo semestre de 2014 junto com a verba da copa!
  • estudante penedense Desculpe estudante mas não precisa agredir a quem não está na UFAL, pois tem muitos privados que estudam tanto quanto os federais. Vamos lutar por ensino público de qualidade, no mercado somos todos iguais. Só pra constar sou aluna da UFAL antes que vc diga que é "intriga da oposição"!
  • LUCAS PRIMO É isso que devemos fazer em Penedo! 1º transformar nosso Pólo em Campus e depois trazer cursos que possam no futuro contribuir para o crescimento e desenvolvimento de nossa cidade. Parabéns: à Direção da UFAL, Arapiraca, ao Pref. Luciano e Renan(PMDB) à Pres. Dilma e ao Ministro Mercadante do PT.
  • Cil E os laboratórios dos cursos que já existem naquele campus estão funcionando?! O pessoal da enmfermagem já tem onde estagiar?? Qual será a estrutura física para atender estes alunos? Ou teremos mais gente mal formada para o governo poder fazder bonito na propaganda da TV????
  • estudante Sou estudante de enfermagem e digo: os laboratórios são uma piada kkk aula de anatomia tem que viajar pro ICBS em maceió e a biblioteca é pobre em referencias além de não ter livros suficiente pra o contingente de alunos. Com certeza é uma vitória mas será preciso estruturar muita coisa até lá!