07 Maio 2013 - 10:40

Plano Viver Sem Limite é apresentado a gestores municipais

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, esteve nesta segunda-feira (6) com as Secretarias Nacionais de Promoção dos Direitos de Pessoa com Deficiência (SNDP) e de Direitos Humanos (SDH) e Presidência da República para apresentar aos gestores municipais de Alagoas o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O encontro aconteceu no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

O superintendente dos Direitos Humanos, Geraldo de Majela, disse que o Plano Viver sem Limites vai ampliar as possibilidades das pessoas com deficiência, por meio de serviços que devem ser oferecidos pelas prefeituras.

“Depois de algumas reuniões chegamos ao momento de sensibilizar os gestores municipais. A primeira apresentação aconteceu nesta terça em Maceió, mas ainda essa semana estaremos em Piranhas para conversar com os prefeitos, secretários e gestores daquela região e apresentar o programa”, explicou Majela, que esteve representando a secretária Katia Born.

A proposta do “Viver sem Limite” é que o Governo Federal, Estados, Distrito Federal e municípios façam com que a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU, ratificada no País com equivalência de emenda constitucional, aconteça por meio da articulação de políticas governamentais de acesso a educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

“Apresentamos os quatro eixos principais do plano, mas, devido ao pouco tempo, focamos nas ações em que o município dialoga diretamente com o Governo Federal. Existem outras ações, como residência inclusiva, professor na escola e transporte acessível, que também são pontuais, mas aos poucos vamos apresentado todos eles aos gestores do Estado”, disse o apoiador Institucional do Plano Viver sem Limite em Pernambuco, Alagoas e Sergipe, Anderson Tavares Correia.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯