07 Julho 2012 - 15:09

Curso capacita comunidade escolar em prevenção do uso de drogas

Educadores de escolas públicas estaduais e municipais têm até o próximo dia 15 para se inscrever na 5º edição do Curso de Prevenção do Uso de Drogas. A capacitação é uma das ações do Plano “Crack, é Possível Vencer” do Governo Federal, que prevê a qualificação de profissionais de diversas esferas do governo e sociedade para que possam atuar em projetos que atinjam a conscientização sobre o tema. No âmbito da Educação, o plano pretende capacitar 210 mil educadores, de forma a atingir uma média de 2,8 milhões alunos por ano.

Os interessados devem efetuar as inscrições por meio do site http://educadores.senad.gov.br/ e confirmá-la, se escolhido após seleção. Serão 70 mil vagas destinadas para educadores de escolas públicas estaduais e municipais de todo o País, que estejam no exercício das suas funções.

A formação visa o fortalecimento da comunidade escolar no combate às drogas, por meio da preparação dos educadores e da ampliação do conhecimento sobre o tema. O principal objetivo do curso é contribuir com o desenvolvimento de projetos e estratégias capazes de estabelecer uma política de prevenção de drogas nas escolas.

O cursista deve receber todo apoio institucional da unidade de ensino para a efetivação de projeto de conscientização e combate às drogas na escola em que atua, a ser desenvolvido como produto das aulas.

As vagas serão preenchidas de acordo com alguns critérios de prioridade, como escolas que aderiram ao Plano, que tenham inscritos membros da gestão administrativa ou pedagógica e que estejam inseridas em programas do MEC. Serão permitidos grupos de no mínimo 5 e no máximo 10 educadores cursistas por escola.

O curso terá duração de oito meses, com início em agosto e término em abril de 2013, e será realizado à distância com cinco módulos de conteúdos e tutoria virtual. Por essa razão, é essencial que os inscritos tenham acesso à Internet e disponibilidade semanal para se dedicar às atividades exigidas pelo curso. Cada educador receberá um kit individual de material pedagógico, composto de livro-texto e DVD.

Os participantes receberão diploma de curso de extensão universitária e certificado de 180 horas emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

A ação é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do MEC e a SEE.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯

  • maria do socorro gregorio calisto estou anciosa. gostaria de ser selecionada, assim sendo, posso orientar jovens que entram no mundo das drogas e muitas vezes nao sabe pos que e nao sabe mais sair. estou torcendo poe essa seleção. grata.