07 Dezembro 2011 - 21:05

Proerd encerrará 2011 com a formatura de cerca de 20 mil alunos

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – executado pela Polícia Militar de Alagoas (PM) e implantado desde 2002 – encerrará o ano de 2011 com a formatura de cerca de 20 mil alunos de 13 instituições de ensino. Segundo a coordenadora do programa em Alagoas, major Valdenize Ferreira, em quase 10 anos de atuação no Estado, o Proerd já formou mais de 40 mil jovens de escolas públicas e privadas na prevenção às drogas.
“O projeto já ganhou uma abrangência tão grande em Alagoas que virou um exercício de cidadania, inclusive com trabalho de voluntários em diferentes comunidades do Estado”, destaca a coordenadora.

De acordo com a major Valdenize Ferreira, até o final de dezembro, várias formaturas vão acontecer na capital e no interior do Estado. São cerca de 250 alunos da Legião da Boa Vontade (LBV); aproximadamente 4 mil jovens de escolas estaduais e municipais do bairro de Fernão Velho; cerca de 500 alunos da Fundação Bradesco; quase 10 mil estudantes dos municípios de Atalaia e Teotônio Vilela, além de mais de 200 alunos que fazem parte de um projeto da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), de 400 da Escola Estadual Rotary e mais 400 da Escola Estadual Tomaz Espíndola.

“Jovens do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil também estão incluídos na formatura. O Cepa também receberá uma formatura geral, mas ainda estamos fechando uma data e o número exato de jovens que receberão o certificado”, diz a major.

Além das formaturas que estão programadas, o Proerd este ano já certificou instituições como o Colégio Dinâmico e Batista Muriat. “Fizemos ainda formaturas na Grota do Moreira e no Vale do Reginaldo, o que representou um universo de cerca de 500 alunos”, revela a oficial.

Nível nacional
Em dez anos de atuação, o programa em Alagoas recebeu o reconhecimento em nível nacional, a exemplo do prêmio concedido pela Presidência da República em 2009, intitulado “Valorização à Vida”. “Recebemos esse reconhecimento do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília”, recorda a coordenadora.

Entra várias homenagens, destaque também para o Selo do Pacifista Francisco de Assis, concedido pelo Movimento Internacional da Paz este ano.

Outro viés que tem agregado valor ao trabalho do Proerd é o grande número de capacitações recebidas pelos militares que fazem parte do programa. No rol, constam ainda aperfeiçoamento internacional feito em São Paulo, por meio do Proerd de Minas Gerais, e capacitação e lançamento do novo currículo do programa, que acontece neste mês de dezembro, no Rio Grande do Sul.

“Além disso, a coordenadoria repassou noções do trabalho aos nossos oficiais e aos novos policiais que ingressaram na corporação recentemente, o que estimamos em cerca de 800 policiais”, informa Valdenize Ferreira.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯