08 Abril 2013 - 14:37

No Dia Mundial da Saúde, Sesau incentiva prevenção e atividade física

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a população alagoana contou com uma série de serviços de prevenção ofertados na orla da Praia da Ponta Verde neste domingo 7. Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação teve como objetivo conscientizar sobre a importância de hábitos saudáveis para manutenção da qualidade de vida.

A iniciativa teve como tema “Viver com Saúde é Grande Vitória – Prevenindo a Hipertensão Arterial”. Foram oferecidos aferição de pressão arterial e exame de glicemia, vacinas contra hepatite B e antitetânica, teste rápido de HIV/Aids, orientação nutricional, antropometria (estudo das medidas do corpo), fisioterapia, pilates e prevenção ao câncer de boca.

Além disso, quem passou pela orla de Maceió também pôde se informar a respeito de doenças como dengue e hanseníase, com a distribuição de material educativo, e participou de atividades de bem estar. Em parceria com o Núcleo de Saúde Pública da Universidade Federal de Alagoas (Nusp-Ufal), foram disponibilizados serviços como reflexologia e massagens.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a ação serviu para conscientizar a população sobre a necessidade da prevenção. “Queremos estimular as práticas saudáveis como boa alimentação e exercícios físicos, para que as pessoas tenham uma melhor qualidade de vida. A saúde interfere diretamente nisso”, disse.

A diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha, lembrou ainda da importância da participação da sociedade. “Foram oferecidas diversas atividades educativas, pois a mudança de vida passa pela mudança de hábitos. Existe uma série de doenças crônicas que são assintomáticas e silenciosas, como a hipertensão e o diabetes, e que só aparecem já com sequelas”, informou.

Ela lembrou ainda que, para que a ideia tivesse mais efetividade, a secretaria incentivou os municípios para que também promovam ações de saúde. Segundo Eliana, o Dia Mundial da Saúde foi lembrado em várias partes do Brasil e, além de Maceió, outras 12 capitais brasileiras que receberão a Copa do Mundo também realizaram a ação.

Para marcar a importância do exercício físico, o dia contou com diversas atividades, como dança e capoeira, que foram acompanhadas com animação por quem passava pelo local. A programação teve ainda um passeio ciclístico pela orla marítima, saindo do Corredor Vera Arruda até o Alagoinhas e, depois, até a Praia da Avenida.

Interessada em manter a saúde em dia, a aposentada Francisca Lilian Rodrigues, de 58 anos, foi uma das que aproveitaram a ação. “Achei essa ideia maravilhosa e deveria ter sempre. Cuidar da saúde é muito importante e em situações como essa a população que não tem acesso a essas informações pode se conscientizar”, afirmou.

O servidor público Edvaldo Correia também aproveitou o momento para verificar seu Índice de Massa Corporal (IMC) e destacou a necessidade de iniciativas como essa. “Isso tudo é ótimo, pois podemos fazer várias avaliações no mesmo local, como exame de glicose, medição da pressão e verificação do peso. Dá para ter uma boa ideia de como está nossa saúde”, disse.

A iniciativa teve a parceria da Associação de Parkinson de Alagoas (Aspal), da Ufal e da Faculdade Estácio/FAL.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯