08 Abril 2013 - 08:17

Pescadores de Jaramataia conhecem Plano Safra de Pesca 2013

Assessoria
Programa tem por objetivo estimular o desenvolvimento do setor

Associados da Colônia de Pesca Z-20, do município de Jaramataia, tiveram a oportunidade de conhecer, neste final de semana, detalhadamente os benefícios do Plano Safra de Pesca 2013, programa do governo federal, por meio do ministério da Pesca e Aquicultura. O anúncio foi feito pelo novo superintendente federal da pesca em Alagoas, Galba Novaes Júnior.

Lançado pelo governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), o Plano Safra da Pesca e Aquicultura é um programa para estimular o desenvolvimento do setor por meio de linhas de créditos para o aumento produção e geração de emprego e renda.

Galba Novaes, que assumiu a superintendência federal da pesca em Alagoas na última quarta-feira, destacou a importância do programa para o desenvolvimento da atividade em Alagoas e assegurou que vai viabilizar, junto ao ministro da Pesca e Aquicultura Marcelo Crivela mais recursos para melhorar ainda mais as condições de trabalho dos pescadores.

“Nosso propósito, conforme determinação do ministro Marcelo Crivela, é dar oportunidade e melhores condições de sobrevivência para as famílias que vivem direta e indiretamente da atividade pesqueira em todas as regiões de Alagoas”, acrescentou Galba Novaes.

Segundo ele, a parceria entre a Federação dos Pescadores de Alagoas, as Colônias dos Pescadores e a Superintendência Federal da Pesca em AL vai possibilitar ainda mais o fortalecimento das atividades e, consequentemente, aumento da produção do pescado no Estado. “Com novos investimentos e linhas de créditos, o Ministério da Pesca e Aquicultura vai aplicar políticas públicas de pesca, no sentindo de valorizar a categoria”, assegura Galba Novaes.

Como explica Eliane Moraes, presidente da Federação dos Pescadores de Alagoas, as ações que vem sendo implantadas pelo Ministério da Pesca e Aquicultura vão fortalecer as Colônias e garantir mais renda para as famílias dos pescadores. “A parceria entre o governo federal, por meio da Superintendência Federal da Pesca em Alagoas, com as Colônias de Pesca trará ganhos para a categoria e vamos ter um aumento da produção”.

Durante o evento, o superintendente Galba Novaes anunciou a criação de uma ouvidoria em Alagoas, irá fazer gestão junto ao governo federal para garantir recursos para a revitalização do açude de Jaramataia, bem como intensificar os contatos com os prefeitos colocando para os mesmos a determinação do ministro Crivela em relação à aqüicultura, em desenvolver projetos para materializar a política pesqueira.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯