08 Abril 2013 - 09:34

Prefeitura de Igreja Nova combate analfabetismo infantil

Divulgação
Gestão aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Pesquisa do IBGE realizada em 2010 identificou que a maioria das crianças brasileiras chega aos nove anos sem saber ler e nem escrever. Para combater o analfabetismo infantil, Igreja Nova aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), proposta apresentada sábado, 06 de abril, para professores e professoras da rede de ensino mantida pela prefeitura.

O encontro no auditório da Escola Municipal Frei Arnaldo Motta e Sá reuniu as docentes já qualificadas para multiplicar a metodologia do programa e os 67 professores alfabetizadores que atuarão em Igreja Nova. O PNAIC é direcionado para estudantes das três primeiras séries iniciais e atenderá 1.490 crianças igrejanovenses.

A equipe formada pela coordenadora Rita de Cássia dos Santos e as professoras Ana Paula Silva Moura, Cátia Simone Marinho e Lenilda dos Santos iniciou a capacitação que segue até dezembro. As aulas ocorrem uma vez por mês, sempre aos sábados, no horário das oito ao meio-dia, com pausa para o almoço, retomando das 13h00 até as 17 horas. Um seminário marcará o encerramento dos trabalhos de formação.

Incentivo e contrapartida

A Secretária Municipal de Educação Rosane Inocêncio informou que cada professor alfabetizador receberá duzentos reais por mês durante a formação no programa, incentivo pago pelo governo federal. Em contrapartida, a Prefeitura de Igreja Nova assegura alimentação e transporte para todos os professores alfabetizadores nos dias da capacitação, além de já ter bancado a formação da equipe responsável pela multiplicação do PNAIC no município, provas do compromisso da gestão Governando Para Todos no combate ao analfabetismo.

De acordo com informações do MEC passadas à Secretaria Municipal de Educação, o objetivo do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é fazer com que todas as crianças brasileiras saibam ler e escrever ao completar oito anos de idade. Em Igreja Nova, essa meta deve ser atingida a partir de 2018. Outro dado importante é que o programa focado no ensino da Língua Portuguesa também será estendido ao aprendizado da Matemática em 2014.


 

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • SÓ ANALFABETISMO INFANTIL? É uma pena que essa iniciativa se limite as crianças, pois seria de grande valor se as autoridades de Igreja Nova também fossem alfabetizadas!
  • Igrejanovense Essa Secretária de Educação não tem um PINGO de moral para mandar os professores trabalhar, eles ficam ganhando em casa KKKKKKKKKKKK Dale 12 KKKKK