08 Julho 2013 - 18:30

Modelo de Excelência promove modernização da gestão pública em Alagoas

Interessada em melhorar a prestação de serviços ao cidadão e atender às demandas da sociedade, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) adotou, em 2011, o Modelo de Excelência de Gestão (MEG). Como o próprio nome deixa claro, este modelo tem por objetivo atingir o mais alto nível na gestão institucional, focando em metas e resultados.

A implantação do novo modelo de gestão veio da necessidade de melhorar a autoestima do servidor e o atendimento à sociedade. “Precisamos quebrar a cultura de que, no setor público, as coisas são feitas de qualquer maneira. Por isso, focando em resultados, mostramos que podemos exercer uma gestão de excelência, sendo um órgão público”, alega Poliana Santana, secretária adjunta de Modernização da GEstão e Controle de Metas da Seplande.

Reflexo do novo modelo de excelência adotado foi a conquista, em 2012, do certificado NBR ISO 9001/2008, que visa padronizar os processos e promover previsibilidade ao sistema, possibilitando melhorias em sua eficácia, sempre de acordo com os requisitos estabelecidos pela norma.

“A implantação desse sistema requer a descrição sistemática de todos os processos e atividades desenvolvidas na Secretaria, garantindo que os trabalhos executados obedeçam a um padrão definido e não a formatações aleatórias. Dessa forma, todos passam a ter consciência de seu papel, com uma definição de responsabilidades sobre o que cada um faz, quando, onde, como e por que”, diz Poliana Santana.

Já o Modelo em Excelência na Gestão é um conjunto de ações estratégicas estabelecidas, e visa disseminar os conceitos e ferramentas da gestão por excelência, atuando como direcionador e estabelecendo mecanismos de controle, reconhecimento de resultados e melhoria do desempenho dos serviços prestados ao cidadão.

Para Ana Virgínia Ferraz, assessora especial da Gestão Administrativa e Qualidade, o atual modelo é uma maneira de acompanhar e medir o desempenho da gestão. “Com a adoção de práticas como integração de servidores; reunião de planejamento estratégico; pesquisa de clima organizacional, entre outras, conseguimos melhorar o ambiente de trabalho e capacitar os nossos servidores para que possam atender aos anseios de todas as partes interessadas no desenvolvimento socioeconômico de Alagoas”.

Exemplos - Entre as práticas adotadas está o Programa 5S, que visa facilitar a rotina diária dos funcionários, com base na melhoria do ambiente para o recebimento e o atendimento a clientes e visitantes; o aumento da produtividade; prevenção de acidentes; redução de custos e elevação da autoestima dos funcionários. Para o controle da prática, são realizadas, trimestralmente, auditorias que tem como objetivo garantir a manutenção do padrão de classificação, ordem e limpeza, que permite uma maior produtividade, segurança e clima organizacional.

A reunião de avaliação de resultados, que ocorre semestralmente, é outra prática implantada e promove o controle e o monitoramento das ações, além de uma análise crítica do desempenho das atividades de cada setor que faz parte da Seplande.

Entre outras práticas adotadas estão: Pesquisa de Clima Organizacional; Pesquisa de Satisfação de Clientes; Ciclo de Planejamento Estratégico; Manuais de Gestão; Gestão de Fornecedores; Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO); entre outros.

Para a secretária adjunta, um dos principais resultados adquiridos pelo modelo de gestão é o reconhecimento público e a credibilidade que a Seplande alcançou. “Hoje, a Seplande é um referencial comparativo para as outras Secretarias de Alagoas e fora do Estado. Uma prova disso é que a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) apresenta a Seplande como um exemplo da implantação do modelo no serviço público. Esse resultado é de todos os servidores da Secretaria”. 

por Assessoria

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