09 Dezembro 2011 - 14:50

Revista nacional destaca Educação nas escolas da rede municipal de Arapiraca

A revista Comunicar, publicada em âmbito nacional pelo Sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, destacou em sua edição o sucesso do programa "Ouvindo bem, aprendendo melhor", nas escolas da rede municipal de ensino de Arapiraca.

O programa atende dezenas de crianças, com a realização de exames de audição e de visão, como parte das ações do programa “ De olho no futuro”.

As atividades foram iniciadas no ano de 2007, com o aval do prefeito Luciano Barbosa (PMDB), e contam com a parceria da Secretaria de Saúde.

As ações também incluem a capacitação de professores da rede pública municipal, responsáveis pela triagem de alunos das zonas rural e urbana, que apresentaram algum tipo de problema auditivo ou visual.

A ideia do programa é o de melhorar a aprendizagem dos estudantes do município, uma vez que muitas crianças têm problemas de saúde e não sabem- nem suas famílias.

O resultado é que o desempenho em sala de aula pode sair prejudicado, quando, na verdade, o que eles têm são deficiências de visão ou adição.

Ainda como parte das ações da Secretaria Municipal de Educação, foram entregues aparelhos auditivos e as crianças são acompanhadas por fonoaudiólogos, com o apoio dos professores em sala de aula.

Exemplo

Na página 20, a revista cita o município de Arapiraca como exemplo de experiência bem-sucedida. A reportagem destaca o trabalho do fonoaudiólogo Robson Caíque Ferreira e do apoio de três fonoaudiólogos, uma psicóloga, psicopedagoga e uma assistente social.

De acordo com a secretária Ana Valéria Peixoto, após a triagem dos alunos, a prefeitura adotou o programa e ainda implantou o Centro de Apoio e Orientação Educacional Especializada (COEE).

“Os estudantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que dá suporte aos professores, alunos e familiares, contribuindo decisivamente para a melhoria do aprendizado e da qualidade de vida”, afirmou a secretária.

Ana Valéria disse que o trabalho é realizado nas escolas de tempo integral, mas a ideia do prefeito Luciano Barbosa é de estender as ações para outras 56 unidades de ensino em Arapiraca.

Gagueira

Anualmente, os fonoaudiólogos Bárbara Fernanda Nunes Albuquerque e Robson Caique Ferreira da Silva realizam campanhas que favoreçam a promoção à saúde e a prevenção de doenças, enfocando os distúrbios da comunicação.

No dia 22 de outubro foi comemorado o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, e este ano os fonoaudiólogos da SME desde então estão percorrendo as escolas de tempo integral para realizar orientações aos professores acerca do conceito e causa da gagueira.

Além disso, os profissionais oferecem estratégias aos educadores para auxiliar os alunos que possam apresentar algum distúrbio de fluência (gagueira).

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯