10 Março 2014 - 15:20

Caravana da Embrapa estará em Arapiraca nesta terça-feira, 11

Com foco na Helicoverpa armigera, a Caravana Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias estará em Arapiraca nesta terça-feira (11) para orientar extensionistas, técnicos de cooperativas e agricultores sobre estratégias de controle da praga nas plantações.

Ação faz parte do Plano de Supressão da Helicoverpa construído em Alagoas desde o início do ano, fruto do engajamento de técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Agência Defesa Agropecuária Estadual de Alagoas (Adeal), Emater, Embrapa e Ministério da Agricultura.

A caravana da Embrapa está passando por diversos estados brasileiros para passar orientações técnicas e, assim, minimizar os prejuízos causados pela praga que já atacou várias regiões produtivas do país.

Na oportunidade, os participantes aprendem como identificar ameaças fitossanitárias, quais os riscos, estratégias de manejo, controle de pragas e como reequilibrar a plantação.

 “Esta é mais uma das ações do plano de supressão. Com isso, queremos passar o conhecimento necessário para que os técnicos e pessoas envolvidas no processo produtivo entendam a importância de uma ação integrada, a fim de alcançarmos mais êxito no controle de pragas no Estado”, destacou Hibernon Cavalcante, superintendente de Desenvolvimento Agroecuário da Seagri.

Segundo Cavalcante, a Helicoverpa Armigera foi encontrada em cultivos irrigados no agreste alagoano em quatro culturas – feijão, quiabo, amendoim e pimentão, sua proliferação é rápida e por isso, ele acredita que ela também pode estar presente em outras culturas.
 “Queremos contornar todos os estragos já existentes e, por isso, unirmos forças para traçar estratégias contra esta praga, antes que ela cause danos ainda maiores aos agricultores alagoanos. O plano de supressão, por exemplo, marca mais uma conquista da equipe do Governo de Alagoas, que está atento ao apoio ao homem do campo”, complementou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.
A Embrapa de Alerta às Ameaças Fitossanitárias também conta com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Em Alagoas, o evento será realizado em parceria com Senar/AL, Uneal, Adeal, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag), Seagri, Emater/AL, Ufal e Sindicato Rural de Arapiraca.

Em Arapiraca, a caravana estará com as atividades no auditório do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), a partir das 8h30. Saiba mais no site www.embrapa.br/caravana

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯