10 Abril 2013 - 09:40

Professores se preparam para eleições de diretores escolares

Com o início das eleições para diretores de escola a partir de maio, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) vem preparando os professores interessados em participar do processo eleitoral. Nesta terça-feira (9), a 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu uma segunda rodada de treinamento para os pré-candidatos do Agreste.


De acordo com a coordenadora da 5ª CRE, professora Mônica Pessoa, o objetivo desses treinamentos é mostrar para os professores quais as atribuições da direção das escolas e como lidar com questões relacionadas à gestão escolar, à compra de materiais, à prestação de contas e às implicações legais, além das tarefas mais comuns a serem executadas.

“A gente também tem aproveitado esses encontros para incentivar o professorado a participar desse importante momento democrático”, explicou Mônica Pessoa. Segundo ela, qualquer professor – com mais de dois anos de escola – pode disputar a eleição e fazer uma boa gestão escolar conforme as orientações da CRE.

“Além disso, temos passado para eles que o exercício da direção é uma experiência única para qualquer profissional do ensino”, acrescentou Mônica Pessoa. “Apesar de aumentar a responsabilidade com o funcionamento da escola, o trabalho de direção faz despertar o espírito de liderança que existe dentro de nós”.

No treinamento anterior, ocorrido na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, cerca de 80 professores do Agreste participaram. Desta vez, o treinamento ocorreu na sede da 5ª CRE, no Centro de Arapiraca, e contou com a participação das professoras Jane Medeiros, que falou sobre gestão escolar; e Socorro Houly, que abordou assuntos relacionados aos processos de compras e prestações de contas; além da inspetora Ludmila Bolemia, que discorreu sobre os aspectos legais e as implicações jurídicas na administração escolar.

Edital e visita às escolas

O edital para as eleições – que ocorrem de 6 a 10 de maio – foi publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 20 de março. Para participar do processo, basta que o professor seja do quadro efetivo, esteja trabalhando há mais de dois na escola que quer dirigir e consiga formar uma chapa com no mínimo dois e no máximo três integrantes (contando com ele).

Na região de Arapiraca, 16 escolas – das 33 vinculadas à 5ª CRE –, já demonstraram interesse em participar das eleições este ano. As demais deverão ir às urnas em um segundo momento. “Estamos visitando as escolas que ainda não apresentaram chapas para incentivar os professores a participar desse importante processo democrático”, disse a coordenadora.


 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯