10 Abril 2013 - 09:35

Seagri capacita produtores de Itiúba em ordenha manual higiênica

Divulgação
Ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite e visa garantir qualidade

Produtores de leite da região de Itiúba, no Baixo São Francisco, serão capacitados em ordenha manual higiênica, por meio de uma oficina que será ministrada por técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), nesta quarta-feira (10), na Zona Rural do município de Porto Real do Colégio.

A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite e tem como objetivo promover uma mudança nos procedimentos dos criadores para, assim, elevar a qualidade do leite. “Isso é bom tanto para o criador, que vai adotar boas práticas na ordenha para ter um leite com mais qualidade e, assim, obter melhoria de preço, quanto para o consumidor, que vai ter um produto mais seguro”, destacou o gestor do programa, Renato Carvalho, que será o instrutor do curso, com apoio da assistente social Jocileide.

Segundo ele, 22 produtores da Associação dos Produtores de Leite de Itiúba devem participar da capacitação. “Essa é uma das ações do programa, que também já repassou a eles dois tanques de resfriamento para armazenamento do produto”, frisou Renato Carvalho.

“Alguns desses produtores serão capacitados ainda em inseminação artificial. Depois disso, a Seagri vai repassar para a associação um botijão de sêmen e um kit de inseminação artificial, visando melhorar a genética dos animais e elevar a produtividade de leite”, destacou.

O Programa Alagoas Mais Leite e o Balde Cheio prestam acompanhamento a mil pequenos criadores e contam com cinco linhas de atuação: fortalecimento do associativismo; melhoria genética, por meio de inseminação artificial; qualidade do leite, com capacitação dos criadores em ordenha manual higiênica; nutrição animal, por meio da instalação de bancos de forragens; e gestão da unidade produtiva.

“Por determinação do governador Teotonio Vilela, nós estamos dando apoio ao pequeno criador, para que ele possa produzir com qualidade e competitividade e, assim, acessar o mercado. Ao mesmo tempo, também conduzimos o Programa do Leite, que já compra parte da produção dessas associações”, completou o secretário adjunto de Estado da Agricultura, Henrique Soares.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯