10 Dezembro 2011 - 14:10

Governo entrega 1.479 casas da Reconstrução até o dia 24

O Governo do Estado vai entregar, até o dia 24 de dezembro, 1.479 casas destinadas às vítimas das enchentes do ano passado que se encontram alojadas em barracas de lona. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9), durante assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo vice-governador e coordenador do Programa da Reconstrução, José Thomaz Nonô, e representantes do Ministério Público Estadual (MPE).

De acordo com José Thomaz Nonô, o TAC prevê responsabilidades, obrigações e prazos para todas as partes envolvidas. Com a presença de deputados, secretários de Estado, reitores das universidades estaduais, prefeitos das cidades atingidas, representantes da Caixa Econômica Federal, da Eletrobras, do Ministério Público Estadual e dos desabrigados, a solenidade de assinatura do termo vem garantir a entrega das casas para as famílias que estão abrigadas em barracas de lona antes do Natal.

O cronograma de ações também prevê a finalização das obras de infraestrutura dos conjuntos habitacionais para março de 2012. Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman, todas as casas serão entregues até junho do próximo ano, no total de 17.936 habitações.

Para o governador Teotonio Vilela Filho, este é o momento de agradecer a todos os que atuaram na Reconstrução e parabenizar a todos os beneficiados com as novas moradias moradia. “Agradecer a vocês, que estavam nas barracas, pela paciência, tolerância e confiança. Tudo passa, mas quando sofremos, nos desesperamos, ainda mais em uma situação precária como a das famílias que estavam nas barracas. Parabéns pela casa nova. Tudo de bom neste Natal e na vida de vocês. E o processo não para. Com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, vamos capacitar estas pessoas, para dar condições de sustentabilidade econômica a estas famílias. Feliz Ano Novo, Alagoas está melhorando, vamos confiar, temos disposição e muito trabalho a fazer. Estamos fazendo este trabalho com muito responsabilidade, e vamos avançar ainda mais”, destacou Teotonio.

O governador também agradeceu e cumprimentou todos os envolvidos no processo da Reconstrução, destacando o trabalho do coordenador do programa, Thomaz Nonô, do Ministério Público Estadual, da Assembleia Legislativa, da Caixa Econômica Federal, Defesa Civil, prefeitos, secretários de Estado, empresários e todos os trabalhadores e operários que participaram da Reconstrução.

Segundo Rosiede Barbosa dos Santos, 34, desabrigada do município de União dos Palmares, o anúncio da entrega das casas trouxe muita felicidade para todas as famílias. “Estávamos desesperados. Não sabíamos se íamos sair ou não das barracas. Agora estamos muito felizes. Já fui lá conhecer as casas em que vamos morar. São muito lindas, ainda mais para nós, que estávamos naquela situação”. Rosineide trabalha na cozinha de uma das empresas de construção civil responsável pelas casas. Segunda ela, são preparadas 850 quentinhas diariamente para os trabalhadores das obras. Rosiede vai morar em sua nova casa com a mãe e as três irmãs.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯