10 Dezembro 2011 - 16:10

Governo vai distribuir sementes crioulas em 2012

Agricultores familiares vão receber sementes crioulas em 2012, por meio do Programa de Sementes, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). A expectativa é distribuir 63 mil quilos de sementes de milho e mais de 194 mil de feijão.
A aquisição será feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a 223 agricultores que produzem esse tipo de semente e estão vinculados a seis entidades que trabalham pela preservação das sementes crioulas ou sementes da resistência, como também são conhecidas.

De acordo com a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco, a aquisição de sementes crioulas é uma ação que tem o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “As entidades foram cadastradas em uma chamada pública do MDS para que, a partir daí, possam fornecer as sementes ao PAA da Conab. Para isso, tivemos reuniões entre gestores públicos, agricultores e o representante da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, João Itini”, explicou.

Ao todo, serão investidos mais de R$ 875 mil na aquisição das sementes crioulas dos agricultores familiares. Em seguida, elas serão distribuídas a cerca de 8.460 agricultores. A entrega deverá ocorrer a partir do mês de março, quando a Seagri também vai fazer a entrega das sementes certificadas.

O secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, lembrou que o Programa de Sementes de Alagoas é reconhecido pelo Governo Federal como um dos mais bem organizados do País. “A distribuição de sementes aos agricultores de todos os municípios é fundamental para garantir a safra, promover a produção de alimento e a geração de renda”, completou o secretário.

Sementes crioulas
As sementes crioulas são aquelas produzidas pelos próprios agricultores e armazenadas nos bancos comunitários de sementes. Elas são diferentes das sementes comerciais produzidas e vendidas em lojas. As crioulas são desenvolvidas na própria região do agricultor e são adaptadas ao semiárido, ao solo e ao clima. Entre elas, há principalmente sementes de feijão, mas também existem de milho, abóbora, melancia, entre outras espécies.

Edital
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), publicou o edital para credenciamento das entidades interessadas em receber sementes para a safra 2012. O documento se chama Edital de Credenciamento Seagri N° 005 / 2011 - Distribuição de Sementes e está publicado no site da secretaria, no endereço eletrônico http://www.agricultura.al.gov.br/.

De acordo com o documento, associações, cooperativas, federações, sindicatos rurais e Prefeituras Municipais têm até o dia 29 de janeiro de 2012 para entregar suas propostas e fazer o credenciamento para receber sementes de feijão, milho, algodão, arroz, mamona e sorgo.

Outras informações sobre o edital que credencia entidades para distribuição de sementes em 2012 pelo telefone (82) 3315-1373, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯