10 Dezembro 2013 - 09:48

Fiscalização dos carros-pipa será intensificada em Alagoas

Os veículos credenciados pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cedec) e o Exército à operação Água é Vida que atuam na regional de Palmeira dos Índios passarão por nova inspeção nesta terça-feira (10). A determinação é da juíza Isabelle Coutinho Dantas, da 3ª Vara da Comarca de Palmeira dos Índios, que suspendeu o abastecimento de água por carros-pipa na região após denúncia de irregularidades.

O governador em exercício do Estado de Alagoas, José Thomaz Nonô, elogiou a celeridade da Justiça, afirmando que a averiguação é essencial, mas lembra da urgência na retomada dos serviços. “Todas as irregularidades precisam ser apuradas e punidas, mas a solução tem que ser rápida, já que a seca não espera tramitação e os milhares de alagoanos atingidos precisam continuar sendo atendidos.

A nova inspeção será feita por fiscais do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e da Vigilância Sanitária, que verificarão se os tanques dos carros-pipa credenciados estão aptos ao transporte de água potável e também a qualidade da água transportada.

De acordo com o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel BM Edvaldo Bezerra Nunes, a nova inspeção vai começar pela região de Palmeira dos Índios para agilizar a liberação dos veículos que estejam aptos a fazer o serviço e para evitar que a população seja prejudicada por sua interrupção prolongada.

Para José Thomaz Nonô, a agilidade na tramitação vai beneficiar milhares de famílias que dependem da água fornecida pelos caminhões pipa para sobrevivência. “Não podemos esperar o pior acontecer no Sertão no Agreste do nosso Estado, por isso o trabalho de fornecimento de água urge ser retomado nas comunidades que tiveram o abastecimento suspenso”, afirma o governador em exercício.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯