11 Janeiro 2013 - 11:53

Mais de 11 mil alunos já fizeram a pré-matrícula online

Valdir Rocha
Pré-matrícula foi iniciada no dia 7 de janeiro e prossegue até o dia 13 deste mês

Mais de 11 mil alunos já realizaram a pré-matrícula online na rede pública estadual de ensino. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (11) pela Secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Segundo o diretor de Apoio da Gestão Escolar da SEE, Artur Ferreira, a procura ainda está aquém das expectativas, já que foram ofertadas 35 mil vagas. “No entanto, como a maioria das pessoas deixa tudo para a última hora, a procura deve aumentar e até o final do prazo é provável que vagas ofertadas sejam atingidas", avaliou.

Artur Ferreira disse ainda que não há previsão de prorrogação de prazo. Por isso, alerta aos pais de alunos para que procurem realizar a pré-matrícula o quanto antes, evitando atropelos de última hora. A pré-matrícula foi iniciada na segunda-feira, 7 de janeiro, e prossegue até o próximo domingo, dia 13 de janeiro.

As informações completas e o passo a passo para o preenchimento do formulário estão disponibilizadas na internet, no site da SEE. As orientações que estão sendo divulgadas fazem parte da Portaria nº 1.258, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 4 de janeiro, disciplinando as normas e procedimentos relativos à realização da matrícula online dos estudantes da rede pública estadual.

O serviço, ofertado por 130 escolas localizadas em Maceió e mais nove municípios, visa atender à necessidade da demanda escolar por meio da organização do processo de matrícula das unidades de ensino da rede. Além da capital, estão realizando a pré-matrículas as cidades de Arapiraca, Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Pão de Açúcar, Penedo, Porto Calvo e Delmiro Gouveia.

De acordo com a portaria, a pré-matrícula pode ser feita via internet, por meio do endereço eletrônico http://www.matriculaonline.al.gov.br ou do portal da SEE, http://www.educacao.al.gov.br, no período de 7 a 13 deste mês, e consiste no preenchimento de formulário eletrônico com dados do aluno e as três opções de unidade de ensino.

A partir do próximo dia 24 até o dia 30 de janeiro, o resultado da pré-matrícula será divulgado na Internet, onde constará a alocação do estudante, além do local e data para a realização da matrícula física. Por fim, no período de 28 a 30 de janeiro, o aluno ou responsável deverá comparecer à escola com a documentação exigida para efetivar o processo de matrícula.

A Secretaria de Educação também disponibilizou laboratórios de informática de unidades de ensino para auxiliar os alunos, pais ou responsáveis na realização da pré-matrícula. Segundo Artur Ferreira, as escolas que estão oferecendo suporte à matrícula informatizada disponibilizarão de um funcionário por laboratório para orientar o processo de cadastro online.

A matrícula informatizada será realizada apenas para o Ensino Fundamental do 1º ao 6º ano, o 1º ano do Ensino Médio e o Ensino Fundamental na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) do 1º período.

Segundo Artur Ferreira, vários dados deverão ser fornecidos no ato da pré-matrícula, informações básicas de identificação pessoal para contato e as informações referentes à situação escolar do estudante, como declaração de deficiências, rede escolar de origem, tempo de afastamento da escola (se for o caso), ano pretendido, escolha de turno em que deseja ser matriculado e cadastro de três opções de escola.

“É importante lembrar que o estudante tem direito a escolher até três opções de escola no ato da pré-matrícula, embora vai depender da quantidade de oferta de escolas do município. Porto Calvo, por exemplo, tem apenas duas unidades de ensino, o que quer dizer apenas duas opções”, explicou o diretor.

Documentos para matrícula

Os documentos (originais e cópias) que os estudantes ou responsáveis devem ter em mãos no ato da matrícula na escola são: Certidão de Nascimento/Casamento ou Carteira de Identidade, CPF do aluno, se possuir, Histórico Escolar ou declaração da última unidade de ensino em que estudou, laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), comprovante de residência, uma foto 3x4, carteira de vacinação atualizada para os alunos do 1º ao 5º ano e parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental. Para realizar a matrícula de alunos menores de 18 anos é necessária a apresentação da Carteira de Identidade e CPF (com cópias) do responsável legal.

Critérios de preferência

De acordo com o artigo 8º da portaria, a distribuição de vagas para a pré-matrícula será feita com base nas seguintes prioridades: pessoa com deficiência, crianças e adolescentes até 18 anos incompletos, permanência na rede pública estadual de ensino, oriundos da rede municipal e proximidade da residência. Em caso de empate, a prioridade será para o aluno mais novo. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯