11 Março 2013 - 09:36

Como funciona a captação da água para o Canal do Sertão

Divulgação
Água conduzida por gravidade dispensa ação de bombas

A captação de água que abastece o Canal do Sertão é feita na barragem do Moxotó, situada em Delmiro Gouveia. Com a força das bombas instaladas na estação elevatória, a água é conduzida por uma tubulação subterrânea até uma grande caixa de água, a caixa de transição, que armazena e envia o líquido para o início do Canal.

“O sistema de bombeamento funciona apenas até a caixa de transição. O grande diferencial do Canal do Sertão alagoano é que, deste ponto em diante, a movimentação da água é feita por meio da gravidade, já que a obra foi construída em declividade”, explica o secretário adjunto de Projetos Especiais e Irrigação, Alzir Lima.

“A caixa fica um metro acima do nível do marco zero do Canal, que por sua vez foi projetado para, a cada mil metros, baixar o nível em 12cm. Isso garante que a circulação de água seja feita sem a necessidade da ação de bombas em toda a extensão da obra, o que diminui os custos de operação”, diz Lima.

O Canal do Sertão é construído predominantemente em formato trapezoidal, com altura de 3,3 metros, largura inferior de 5,3 metros e superior de 15,2m. Para evitar acidentes com pessoas e animais, toda a extensão da obra foi protegida com uma cerca que reserva uma faixa de segurança de 100 metros até a margem do canal. Para possibilitar o acesso aos povoados próximos, foram construídas passagens sobre o canal que permitem a travessia segura de veículos e pedestres.

Ao longo dos dois primeiros trechos da obra foram instaladas sete comportas que serão equipadas com sensores de nível de água e três estações de tomada d’água, que serão utilizadas como pontos de coleta de água para irrigação.

Para vencer as dificuldades de relevo da região sertaneja e garantir o escoamento da água, foram construídas nove pontes canais, tendo a maior delas 500 metros de extensão e chegando a atingir 22 metros de altura.
No terceiro trecho, onde as obras já começaram, o Canal vai percorrer 2.680 metros no subsolo. Para isso, está sendo construído um túnel de 7,5 metros de largura e altura de 6 metros.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯