12 Março 2013 - 15:11

Canal do Sertão Alagoano vai permitir enfrentar a seca de maneira eficiente, afirma Dilma

Reprodução

A presidenta Dilma Rousseff visitou, nesta terça-feira (12), as obras dos dois primeiros trechos do Canal do Sertão Alagoano, a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas e uma das maiores do Nordeste, com 65 quilômetros já concluídos. A obra já disponibiliza água para consumo humano, animal e atividade agrícola nos municípios alagoanos de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. Quando concluída, vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas em 42 cidades. Segundo ela, obras como essa são o modo mais eficiente de enfrentar os efeitos da seca.

“A água sai do Velho Chico e chega nas torneiras das casas de cada um dos moradores dessa região. Ela sai de lá, sacia a sede do povo dessa região. Permite que a mãe dê banho no seu filho, permite que a comida seja feita com uma água de qualidade, que o agricultor crie a sua horta, o seu rebanho, a sua produção. (…) Obras como essa permitem enfrentar a seca. Nós não temos como impedir que a seca ocorra. Nós temos como impedir que ela nos atinja. Essa obra vai permitir que nós possamos enfrentar a seca de forma eficiente”, disse.

Parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e distante 304 quilômetros de Maceió, o Canal do Sertão Alagoano, quando entregue, terá 250 quilômetros de extensão, divididos em sete trechos. O empreendimento já recebeu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos. A presidenta ainda afirmou que o governo vai formatar um projeto para apoiar os pequenos produtores depois do fim da estiagem, com reposição dos rebanhos perdidos e distribuição de sementes.

“Quando a seca passar, não basta chover. Porque temos que recuperar o rebanho. (…) Eu quero assegurar ao agricultor e ao pequeno proprietário que o governo federal vai recompor isso. Nós tínhamos iniciado um programa de sementes, e, através da Embrapa, selecionado as melhores e começado a distribuição. A seca nos pegou distribuindo e perdemos as sementes. Vamos voltar a distribuir. (…) O governo federal também vai procurar um programa de silagem, de construção de forragem para as criações. Vamos ser capazes de enfrentar a seca no Nordeste, garantindo as mesmas oportunidades que tem o Sul e o Sudeste”, afirmou Dilma.

Manifestações

Justamente no dia em que a Presidenta Dilma Rousseff visita o estado de Alagoas para inaugurar no município sertanejo de Água Branca, o primeiro trecho do Canal de Sertão, cerca de 300 manifestantes interditaram o trevo entre as BRs 316 e 423, nos kms 45 e 25, respectivamente.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os manifestantes reivindicam o asfaltamento de um trecho da BR 316, que dá acesso à cidade de Canapi/AL, que nunca foi asfaltado. Eles solicitam também presença de um representante do Dnit.

Outra interdição ocorreu no KM 74,5 na BR 101, em Rio Largo/AL, com cerca de 50 manifestantes, a maioria mulheres e crianças, integrantes do Movimento Sem Terra. Os manifestantes acamparam em frente ao Posto Flexa no município. Eles reivindicavam uma definição de um local para eles ficarem após a execução da ordem de despejo que, segundo eles, já foi expedida. A Rodovia já foi liberada.

Vídeo

por Redação com Blog do Planalto

Comentários comentar agora ❯

  • PêCê ESSE CANAL DO SERTÃO JÁ DEVERIA ESTAR TOTALMENTE CONCLUÍDO. DEPOIS DE VINTE ANOS, SÓ AGORA É QUE CONCLUÍRAM 65 KM? O QUE JÁ TEVE DE BOBINHOS ENRIQUECENDO ILICITAMENTE, NÃO TÁ NO GIBI... E POR FALAR EM EMPREENDIMENTOS... CADÊ O ESTALEIRO, HEIN???
  • Fernando Antonio Diniz de Andrade Ouvi em Maceió hoje a rádio Gazeta informae que ocanal do sertão foi inciativa quando Cllor foi presidente.logo a seguir na rádio Difusora foi dito que o Collor sequer tomou conhecimento e citou \guilerme Gonçalves confirma que Collor realmenet nada fez...e agora? Seria interesssante ouvir Guilheme.
  • Anderson Clementino - Parabéns presidenta Dilma por mais uma grande obra inaugurada no estado de Alagoas, além de liberar recursos para conclusão de mais dois trechos da obra beneficiando os sertanejos Alagoanos. As melhores obras que vem para Alagoas nos últimos 10 anos são obras do governo federal
  • Ednaldo Fernandes Enquanto os outros estados banhados pelo São Francisco, tem milhares de hctares irrigados e quilômetros de canais, Alagoas agora é que sai da inércia, e fazem uma propaganda estrondosa com míseros 65 km, que levou mais de 10 anos para ser construído; ainda fazem politicagem barata em cima disso.
  • Ednaldo Fernandes Continuando, o meu comentário, esse canal tá que nem filho de p......, ninguém sabe ao certo quem é o pai, apareceram logo dois, segundo a imprensa noticiou, pobre Alagoas! Atenção internautas, vamos contar quantos anos esse canal levará para chegar à Arapiraca.
  • carla isso é o começo do final do rio, a seca vai ficar pior do q já esta o rio em penedo já esta tao seco que a balsa agora tem que fazer a volta pelo o outro lado. como frei da-miao falou que vai chegar uma época que vamos atravessa de penedo para Neópolis a Pé. só lamentação fazer o que?