12 Dezembro 2011 - 09:45

Governo traz desenvolvimento social e econômico para Alagoas

Agência Alagoas
Residencial Recanto dos Pássaros

O Governo de Alagoas faz um balanço positivo, durante 2011, das ações de infraestrutura social, em obras de saneamento, transporte e habitação, realizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Novidades como a reestruturação da secretaria e a conclusão de grandes obras somam-se a outros resultados positivos alcançados no setor, inclusive do Programa da Reconstrução, e transformam as ações da pasta e dos órgãos vinculados em instrumentos fundamentais para alcançar o desenvolvimento social e econômico de Alagoas.

Em 2011, a Seinfra realizou ações de saneamento básico, transporte, habitação, recursos hídricos e projetos sociais, com objetivo de promover a qualidade de vida dos alagoanos e o desenvolvimento turístico e socioeconômico de cada região do Estado, tudo em sintonia com outros órgãos do Governo, como a Secretaria de Estado do Turismo (Setur). As obras de infraestrutura em Alagoas são executadas juntamente com o Departamento de Estradas de Rodagens (DER), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a Serviços de Engenharia de Alagoas (Serveal), órgãos vinculados à Seinfra.


Entre as obras importantes já concluídas neste ano, destacam-se a conclusão da primeira etapa do esgotamento sanitário da Região Baixa da Maceió e da primeira etapa da implantação dos anéis de distribuição de água para os bairros da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, além de conjuntos habitacionais em Maceió e municípios do interior. Destacam-se ainda a reconstrução de dezenas de vias urbanas, pontes e acessos do Programa da Reconstrução e o avanço da duplicação das rodovias AL-101 Sul e AL-220 e do Canal do Sertão, que emprega hoje cerca de 900 trabalhadores.

“Falar de infraestrutura hoje em Alagoas é falar em desenvolvimento social, é garantir meios necessários para a ampliação da qualidade de vida da população, além do desenvolvimento turístico e sócio-econômico para cada região do Estado. Nós evoluímos a forma de pensar a infraestrutura em Alagoas. O Governo está garantindo recursos para investir cada vez mais no setor, buscando eliminar déficits do passado e atendendo a demanda crescente no Estado. Parabenizo às equipes da Seinfra, do DER, da Casal e da Serveal pelos avanços conquistados”, declarou o secretário de Estado da Infraestrutura, Marco Fireman.

Habitação

O setor de habitação também é prioridade do governo estadual, que lançou, em junho de 2011, o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, o Pehis/AL. O trabalho executado pela Seinfra faz um diagnóstico para eliminar o déficit habitacional em Alagoas. Para isso, são realizados investimentos em ações habitacionais no interior e na capital, com a construção de milhares de moradias populares, todas acompanhadas por trabalhos sociais paralelos.

Dentro do Programa da Reconstrução, 17,4 casas estão em andamento, incluindo 2.994 casas no município de Rio Largo, mais 80 unidades para os desabrigados de Satuba, 760 novas casas em Quebrangulo, 442 em Paulo Jacinto, 5 mil em União dos Palmares, 2,3 mil em Murici, 1,26 mil em Santana do Mundaú, 1.020 em Atalaia, 1.006 em São José da Laje, 976 em Branquinha, 430 em Viçosa, 364 em Cajueiro, 315 em Joaquim Gomes, 288 em Jacuípe e 273 em Capela.

Em 2011, também foram entregues 821 casas no conjunto Santa Maria e 480 casas no Residencial Recanto dos Pássaros, ambos em Maceió, além de 32 casas na Barra de São Miguel e 495 em Penedo. No município, outras 344 estão em andamento. Também foram concluídas 100 unidades em Viçosa, 120 em Flexeiras e mais 35 casas destinadas à comunidade indígena de Wassu-Cocal, no município de Joaquim Gomes.

Somam-se a esses números os projetos com recursos já garantidos pelo Governo de Alagoas para a construção de 500 moradias no município de Pilar, 499 do Residencial Dandara, em Maceió, 250 para moradores da Comunidade do Jacaré, em Marechal Deodoro, 180 casas em Paripueira, 81 unidades em Pariconha, 340 para Piranhas, além de novas unidades habitacionais em outros municípios do interior.

Projetos Sociais

Paralelo às ações de infraestrutura, a Seinfra, por meio da Superintendência de Articulação de Projetos Sociais, promoveu durante 2011 diversas atividades para elevar a qualidade de vida da população beneficiada com habitações, ações de saneamento e demais projetos sob a responsabilidade da secretaria, na capital e no interior. Para isso, as ações sociais são apoiadas em três eixos básicos: mobilização e organização comunitária, educação sanitária e ambiental e geração de emprego e renda.

Foram realizados cursos profissionalizantes, em parceria com instituições do Sistema “S”, e cadastradas as crianças e adolescentes das áreas de intervenção, para que possam ser incluídas no processo educacional. Nos projetos habitacionais implementados, sempre é priorizada a construção de escolas de ensino fundamental, a exemplo do Projeto da Orla Lagunar e do Projeto do Vale do Reginaldo.

De acordo com a Superintendência de Articulação de Projetos Sociais, para obter resultados positivos nas ações direcionados a populações carentes e excluídos, é necessário implementar atividades voltadas à educação formal e geração de emprego e renda. Além disso, devem ser otimizados e aplicados corretamente os recursos públicos alocados, através de ações estruturantes. Estes são os aspectos onde a Superintendência mais centra seus esforços, por acreditar que as iniciativas em educação para as crianças e adolescentes, somadas a capacitação profissional dos adultos, compõem o cenário de um Brasil menos desigual.

A Seinfra busca trabalhar atendendo aos anseios de cada comunidade e, principalmente, respeitando suas características culturais, inclusive no desenvolvimento de ações de geração de renda. Outra importante ação social da secretaria é o “Plantão Social”, aberto diariamente na sede do órgão, que atende a cerca de 150 famílias por dia, que chegam em busca de informações ou outros tipos de atendimento.

As intervenções sociais na área de habitação se estendem ao interior do Estado, a exemplo dos municípios de Joaquim Gomes, Penedo, Coruripe, Viçosa, Delmiro Gouveia, União do Palmares, Rio Largo, entre outros. Outro nicho de trabalho social é o saneamento. Seis obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário são acompanhadas por trabalhos sociais. O foco das ações nesse caso é a educação sanitária e ambiental.

Em 2011 também foi iniciada a vertente de Regularização da Moradia, construindo projetos de regularização fundiária para todos os conjuntos habitacionais implantados pelo governo. Hoje, a superintendência de Articulação de Projetos Sociais atua em 38 projetos, entre habitação e saneamento.

Comunicação

2011 também foi um ano importante para a ampliação da comunicação da Seinfra. Novidades sobre as ações de infraestrutura realizadas em Alagoas são as principais informações disponibilizadas ao público alagoano. A criação do blog da Seinfra e do canal de comunicação direta com o secretário Marco Fireman, o “Fale com o Secretário”, foram algumas das principais novidades apresentadas no site da instituição neste ano, que também conta agora com a publicação de atos públicos oficiais, relação das ações por região e galeria de imagens das obras em execução nos municípios alagoanos.

A Seinfra conta ainda com novos canais de comunicação, como o Twitter e o YouTube. Por meio dessas redes, os internautas podem acessar, de forma instantânea e em tempo real, informações sobre as ações do órgão, novidades e curiosidades, além de arquivos de entrevistas, reportagens e outras produções relacionadas à infraestrutura alagoana.

A nova newsletter “Nossa Infraestrutura” foi a mais nova ferramenta comunicacional elaborada em 2011, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec). O informativo ampliou o trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação da Seinfra no meio digital, contribuindo para divulgar os serviços e as ações de infraestrutura prestados à população. Por meio da neswletter, os leitores têm acesso aos releases publicados no site institucional da Seinfra, bem como aos demais canais de comunicação da Secretaria.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯

  • PêCê CADÊ O ESTALEIRO, SR. TÉO... AFINAL, ALAGOAS TEM PRESSA, HEIN... E MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITA PRESSA MESMO...