12 Dezembro 2011 - 19:30

Programa Alagoas Mais Peixe em Penedo é modelo para outros módulos

O programa Alagoas Mais Peixe vinculado à Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura (Sepaq) vem se desenvolvendo em cada local onde está inserido. Um exemplo é a comunidade Palmeira Alta no município de Penedo, cuja estrutura serve de modelo aos produtores de outros módulos do Programa.
Para o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante momentos de troca de experiências são ideais para demonstrar o que vem dando certo. “Na última semana participamos de um dia de campo promovido pelo Sebrae e APL Piscicultura Delta São Francisco, na comunidade Palmeira Alta. O objetivo foi apresentar a realidade dos produtores daquele local aos integrantes de outros módulos do programa, como Igreja Nova e Coruripe”, destacou.
O gestor do APL Piscicultura Delta São Francisco, Miguel Alencar, explicou que obedecer a parâmetros das boas práticas da piscicultura é prioridade para o sucesso do cultivo dos peixes. “A utilização de tanques-rede, repicagem, oferta de ração e gestão financeira, são passos que as comunidades precisam seguir”.
Segundo a presidente da Associação de Piscicultores de Palmeira Alta, Jailma Vasconcelos, cada produtor obtém uma renda mensal de aproximadamente R$ 800. “Cooperação, união e comprometimento é a receita para o sucesso do módulo”.
De acordo com o diretor de Agregação de Valores de Produto Pesqueiro e Aquícola, Manoel Sampaio, proporcionar aos piscicultores a oportunidade de aumentar seus conhecimentos em termos de cultivo, gestão e mercado, a partir de um módulo que deu certo, é um estímulo aos outros. “Mostramos a utilização dos recursos do programa de forma eficaz e as peculiaridades da piscicultura de Palmeira Alta para que um exemplo positivo guie os que estão começando agora”.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯