13 Maio 2013 - 11:16

Igreja Nova debate violência sexual contra crianças e adolescentes

Assessoria
Evento promovido pela prefeitura municipal será realizado nesta terça, 14

A Prefeitura de Igreja Nova realiza nesta terça-feira, 14, a 1ª edição do Fórum Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social será realizado no auditório da Escola Municipal Frei Arnaldo Motta e Sá e faz parte das ações de interesse coletivo promovidas pela administração municipal na semana dos 121 anos de emancipação política do município ribeirinho.

Com o tema “Quem não denuncia também violenta”, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Especializado de Assistência Social (CREAS) de Igreja Nova promovem o debate que tem foco na omissão da denúncia. Para aprofundar as discussões, profissionais das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselho Tutelar, Justiça e Segurança Pública foram convidados a participar das palestras que pretendem conscientizar, sensibilizar e mobilizar a população para a responsabilidade de todos a respeito do assunto.

Quando uma criança ou um adolescente é vítima de violência sexual e a ocorrência não é denunciada, a omissão comprova a falha da sociedade e das instituições em lidar com o tema. Na maioria dos casos, o autor do crime é membro ou amigo da família da vítima, proximidade que dificulta a descoberta das ocorrências. A intimidação do criminoso gera o medo na vítima que teme represálias e se mantém em sofrimento silencioso, comportamento que pode ser percebido nas mudanças de atitudes e também no desempenho escolar. 

O 1º Fórum Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Igreja Nova é mais uma ação desenvolvida pela administração Governando Para Todos para conscientizar e mostrar a população o que deve ser feito para acabar com esse tipo de crime. O apoio institucional está assegurado, inclusive em outras áreas como Saúde e Educação. Igreja Nova aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e investe na capacitação dos professores da rede municipal, categoria que está entre as três com melhor salário em Alagoas.

A qualidade na prestação de serviços também é estendida ao campo da Saúde, seja por meio do atendimento nos postos ou através de mutirões. A descentralização dos trabalhos e a aproximação das ações para a população acontecem pela terceira vez em 2013 na próxima quarta-feira, 15. Na véspera do feriado da emancipação do município, o povo igrejanovense recebe, mais uma vez, a atenção total da administração Governando Para Todos com o 3º Mutirão da Saúde, trabalho coletivo acontece no CEO e no NASF, setores localizados próximos da Escola Frei Arnaldo. 
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯