13 Novembro 2012 - 14:09

MEC garante construção de 36 escolas em Alagoas a partir de 2013

Divulgação
Reunião em Brasília discute a construção de novas escolas em Alagoas

O secretário de Estado de Educação, Adriano Soares, participou de uma visita técnica ao secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes, na última sexta-feira (9), em Brasília. No encontro foram tratados diversos pontos relevantes no âmbito da Educação do Estado, a exemplo da construção de 36 escolas, a partir de 2013, dentro do Regime Diferenciado de Contratação (RDC).

O Estado de Alagoas possui, hoje, 328 escolas, mas nenhuma delas através do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “Agora, com essa iniciativa, nós teremos recursos para refeitório e ampliação dos banheiros, possibilitando, também, que todas essas escolas tenham acesso ao Projeto Mais Educação”, enfatizou Adriano Soares.

Segundo o secretário, o MEC está licitando as 36 escolas que serão construídas. “Nós teremos o trabalho de aderir à ata do Ministério, que nos repassará os recursos. Inclusive, esse foi um trabalho realizado pelo governador Teotonio Vilela junto ao MEC”, comemorou.

De acordo com o secretário da Educação, por intermédio do RDC, haverá maior celeridade nos processos licitatórios para os projetos da Educação, tanto para a realização de reforma quanto para a construção de estabelecimentos de ensino. “Nós vamos encurtar prazos. É quase que um pregão eletrônico na área de construção civil. Isso é um ganho imenso. E já tivemos o cuidado de trazer os nossos técnicos da engenharia, da área jurídica e do setor de licitação para fazer um curso intensivo sobre o regime diferenciado”, explicou o secretário.

Adriano Soares enfatiza que o Ministério acompanha com muita atenção o que irá acontecer em Alagoas com relação à educação. “Essa iniciativa ajudará e servirá de modelo para as licitações que o MEC irá realizar no próximo ano, no que diz respeito ao Projeto Mais Educação, para ampliarmos o ensino em tempo integral nas escolas de Alagoas”, ressaltou Soares.

Durante a reunião, foi agendado um novo encontro para a quarta-feira (21), quando será pontuado cada um dos projetos, inclusive investimentos nas quadras esportivas. “Já garantimos 23 quadras. Vamos fazer um esforço concentrado para que possamos garantir mais. E, quem sabe, no ano que vem já possamos ter escolas com quadras cobertas e descobertas”, adiantou o secretário.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯