14 Março 2013 - 14:51

Prefeitura de Igreja Nova realiza atendimentos para mulheres

Divulgação
Diversas ações foram realizadas nesta quarta-feira, 13

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, a Prefeitura de Igreja Nova promoveu nesta quarta-feira, 13 de março, palestras e atendimentos para as igreja-novenses. Informações sobre direitos do sexo feminino, com ênfase na Lei Maria da Penha, foram debatidas durante a programação encerrada com uma caminhada de alerta sobre a violência contra a mulher.

As atividades promovidas pelas Secretarias Municipais do Trabalho, Habitação e Assistência Social; de Saúde e de Educação começaram no auditório da Escola Estadual Pedro Reys. Após a formação da mesa diretora dos trabalhos, presidida por Luciane Salgueiro – titular da SEMTHAS –, o grupo folclórico Guerreiro do Povoado Palmeira dos Negros deu início as apresentações.

Guerreiras

Liderado por Valdenice dos Santos Oliveira, a Mestre Nicinha, o grupo é um exemplo do que a capacidade feminina é capaz de fazer. Aos 60 anos, a responsável pelo Guerreiro retomou há oito anos a ‘brincadeira’ que aprendeu ainda criança, herança cultural que repassa às próximas gerações da comunidade remanescente quilombola.

Após a apresentação do Guerreiro da Mestre Nicinha, a equipe do CRAS e do CREAS da Prefeitura de Igreja Nova expôs a importância de se manter e ampliar direitos para mulheres. Apesar dos avanços alcançados, persistem injustiças como salário menor para mulheres que desempenham a mesma função de um homem, conforme ressaltou a assistente social Rafaela Garcia.

Denunciar

Maysa Cruz coordena o CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), setor que atende casos de violência contra mulheres e crianças, oferecendo o encaminhamento necessário e resguardando o anonimato da vítima. Ela explicou que as denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa, assegurando o anonimato de quem informar.

“A gente precisa da parceria de vocês, não denunciar é abrir mão de todos esses direitos que conseguimos até hoje”, disse Maysa Cruz sobre o silêncio que o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras (MMTRP) também combate. “Em briga de marido e mulher a gente mete a colher sim!”, afirmou Vânia Gonçalves, representante da organização não-governamental para o Baixo São Francisco.

Maria da Penha

O instrumento legal de amparo às mulheres vítimas de violência está na Lei Maria da Penha, tema de palestras realizadas no auditório da Escola Pedro Reys e também na Frei Clemente Sagan, local onde foram concentrados os atendimentos promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os danos na mulher agredida fisicamente geraram um aumento de pedidos de auxílio doença e também de aposentadoria por invalidez, conforme informou Endemberg da Fonseca, servidor do INSS em Igreja Nova. O órgão federal passou então a investigar os motivos das solicitações e a cobrar do agressor o ressarcimento dos benefícios pagos pela União.

Atendimentos

Além das orientações e dos serviços prestados pela Prefeitura, a Administração Governando Para Todos sorteou brindes, distribuiu panfletos – inclusive um livreto sobre a Lei Maria da Penha – e ofertou lanche (frutas, sucos, sanduíches e bolos). Unidas numa caminhada de protesto sobre a violência contra a mulher, as participantes encontraram-se na Praça Frei Clemente Sagan.

As igreja-novenses receberam atendimento médico-odontológico na unidade móvel de saúde e na sede do CAPS. Orientada pela enfermeira Silvana Porangaba, a equipe da Coordenação de Atenção Básica aplicou vacinas contra hepatite, tétano e a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). A prevenção de problemas de saúde também aconteceu nos locais onde foram realizados exames citológicos, de glicemia e verificação de pressão arterial.

Saúde Bucal

A Coordenação de Saúde Bucal, liderada pela odontóloga Elizângela Vieira, promoveu trabalho de diagnóstico preventivo de câncer bucal e a triagem de pacientes que necessitam de prótese dentária. Todos os serviços registraram grande presença de público graças à mobilização feita pelos setores da Administração Governando Para Todos envolvidos no projeto, em especial os agentes comunitários de saúde.
 

por Redação com Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • MAURICIO VIEIRA BORGES Gostaria de parabenizar a primeira Dama do municipio de igreja nova que vem fazendo um trabalho muito inportante no municipio em defesa da mulher igrejanovense.
  • EU JÁ SABIA: LICITAÇÃO E IGREJA NOVA! Bem que eu avisei que o Gustão iria fazer licitação. Foram marcadas as primeiras, saiu no Diário Oficial de quarta (13/03). No dia 22 de março de 2013, às 10 horas, será realizada a licitação de combustíveis e correlatos, já no dia 25 de março de 2013, as 10 horas, a licitação da merenda escolar
  • EQUIPE DE LICITAÇÃO E IGREJA NOVA. A equipe de Licitação de Igreja Nova é composta de 03 (três) pessoas: Carlos Antônio Cavalcante da Cunha, Netto Lima e Anderson Silva. A seguir vamos falar um pouco sobre esses três baluartes da Administração de Igreja Nova, esses incansáveis batalhadores pelo Serviço Público Municipal da terrinh
  • LEI A BÍBLI, TRAÍRA! Já que você se diz crente, Traíra de Murici, que tal ler a Bíblia, especialmente o livro de Eclesiástico, capítulo 3, versículo 14: ?Meu filho, ajuda a velhice de teu pai, não o desgostes durante a tua vida?. Ou o versículo 18 do mesmo livro: "Como é infame aquele que abandona seu pai."
  • Carlos Antônio Cavalcante da Cunha Diante de todo esse roupante de moralidade da oposição catita-covarde de Igreja Nova, só tenho uma coisa a dizer: #CHUPAGABIRU! E ainda tô esperando quem debata comigo de frente...
  • CAIA FORA FALSO! Deixa de ser puxa-saco MAURICIO VIEIRA BORGES, vulgo SEQUILHO, você elogiava desse mesmo jeito a ex - Primeira Dama, Dona Vera Melo. E todo mundo sabe que o seu patrão, NADO PRESSÃO, vai trair o Gusto como fez como o Neiwton, e será candidato a Prefeito em 2016, com o dinheiro do sogro.
  • IGREJANOVENSE BEM INFORMADO DE VERDADE! Elizângela Vieira na Coordenação de Saúde Bucal de Igreja Nova é ILEGAL e IMORAL. Só não vê quem não quer ou não pode, por vários MOTIVO$$$$$.
  • Outra Secretaria? Sugestões? Aproveitando a dica do Igrejanovense, da criação da Secretaria do Fuxico, que tal criar outra, a da TRAIÇÃO POLÍTICA, e nomes não faltam para ser Secretário: Sandro da Palmeira, Aureliano, Vigia do Estado e ACS do Município, ABC, T da Ipiranga, Lú da CODEVASF, Zé Luiz Salgueiro, Nézio, entre outros.
  • RECADO AO TRAÍRA QUE ABANDONOU O PAI! Ao Traíra que vendeu a sua alma e a sua mãe, por um par de empregos na gestação do Gustão / Mané. Você agora abandonou o seu pai, falando que ele deve sofrer mais um pouco, pois deixou a sua amada mãe, lembre-se que você tem filhos e eles um dia podem repetir o seu procedimento com você!
  • RECADO FINAL AO TRAÍRA! Outra coisa: Ser crente da boca para fora, para arrumar votos para a amada mãe, é bom demais, quero ver praticar as palavras sagradas! Jesus já falava isso há mais de 2000 anos, e Murici nem existia: ?Esse povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim?.
  • O DEBATE É DIA 22/03/2013 ? SENHOR CARLOS A.C.CUNHA É Senhor Carlos, antes de sua pessoa se juntar ao governo calça curta sua linguagem era bem melhor, realmente a convivência com essas pessoas tem feito muito mal ao seu vocabulário. Ele está parco. Vamos debater na licitação de sexta-feira, estarei lá para olhar no seu olho e vê-lo gaguejar.
  • Carlos A. Cavalcante da Cunha Mas eu realmente reconheço que fui indelicado e tenho que pedir perdão, afinal, é uma injustiça inominável comparar um animal tão nobre quanto a inocente e, graças aos srs., famosa ratasana a um ser tão desqualificado e desprezível como o sr. e toda a quadrilha de larápios que o patrocina.
  • Carlos A. Cavalcante da Cunha E como vão ser os meus primeiros trabalhos na minha atual função, tenha a certeza que eu vou gaguejar bastante, nada de anormal, mas tenha uma outra certeza: vou dar uma gaguejada travosa e oferecê-la especialmente a você! Meu gabiruzinho de têta! E ah, só pra não perder o costuma: #CHUPAGABIRU
  • Elizangela Vieira Continuando, vc com certeza que fala de mim, não mim conhece, pois falar inverdades não é de meu perfil, agora se a verdade te incomoda, procure ser uma pessoa melhor. Pois, com certeza não é homem suficiente pra falar e mostrar a cara , mas tenha a certeza que sou mulher pra te encarar!!
  • Votei 12 e me arrependo Adorei a nova Secretaria de nossa Cidade a da "Fofoca" e quanto a dentista Elizângela, mulher caia fora desse cargo enquanto é tempo... Depois vem a vergonha e ai?
  • Votei 12 e me arrependo Atendimentos de Fachada.... quem quiser precise do serviço de saúde daqui que vai ver o que é morrer na praia... e a depender dessas enfermeirinhas ai kkkkkkkkk morre!!
  • é 12 e não abro Concordo com a História das enfermeras aqui... ninguém sabe nem se fizeram mesmo a facudade kkkkkkkkkkkkkkkkkkk já teve médicos qe não eram médicos porque não enfermeiras kkkkkkkkkkk
  • Recado para Elizangela Vieira e Carlos A. Cavalcante da Cunha! Para você dois, que vivem reclamando das críticas aqui postadas e não as entendem, deixou, para reflexão, a frase do escritor norte-americano Upton Sinclair: É difícil fazer um homem entender algo quando seu salário depende dele não entende isso. Sem ataques, baixarias e palavras de baixo calão.
  • PARECE PIADA! A Sogra de uma Secretária Municipal de Igreja Nova não aceitou o emprego na mãe de leite oferecido pelo Gustão. Motivo: Achou o salário de R$ 800 muito pouco diante do que ela, seu filho e sua nora fizeram na campanha, isso depois de 08 anos mamando no governo Neiwton Silva. Pobre Igreja Nova
  • TROFÉU CARA DE PAU DO SÉCULO 21! O troféu Cara de Pau do Século vai para o cidadão que passou 08 anos enganando Neiwton Silva, pedindo favores a Dona Vera, a Carla Dantas e toda a família, conseguindo, com a força de sua inegável falsidade que a mãe de leite reformasse a sua casa e construísse um restaurante para ele.
  • OS FORASTEIROS CONTINUAM! É Gustão,você vivia falando do Ex-Prefeito Dr. Neiwton Silva, dizendo que ele encheu a Prefeitura de FORASTEIROS (DF), e prometendo que se fosse eleito Prefeito de Igreja Nova só iria empregar gente do Município(DT). Continua....
  • OS FORASTEIROS CONTINUAM! ? PARTE 2 Pois bem, Gustão, você hoje é Prefeito e é mais fácil falar que foi de Igreja Nova que você deu emprego, pois 90% dos empregados da Prefeitura são de fora. Qual a explicação Gustão? Você mentiu na campanha? O povo da terrinha é burro? Ou você só emprega os de fora (DF) por acordo político?
  • beatriz vcs ñ tem o que fazer ñ é falando do nosso prefeito.agora que eu comecei mama,vcs querem tirar meu peitinho.