14 Março 2013 - 09:19

Seagri entrega certificados a formandos do projeto Jovem Cidadão

Ascom Seagri
Secretário de Agricultura ressaltou que jovens vão ajudar a levar o desenvolvimento e diminuir o êxodo rural

O secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior, participou da entrega dos certificados aos formandos do projeto Jovem Cidadão, nesta quarta-feira (13), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. O projeto é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/AL), com apoio da Petrobras e da Seagri, e capacitou mais de 600 jovens filhos de agricultores familiares oriundos de 66 municípios alagoanos.

A partir de agora, os jovens, com idade entre 18 e 29 anos, serão agentes de desenvolvimento rural, ou seja, facilitarão o acesso dos agricultores às políticas públicas. “Precisamos de jovens do campo com essa formação, pois eles vão ajudar a levar o desenvolvimento e diminuir o êxodo rural. Colocamos todos os programas do Governo do Estado à disposição de vocês”, frisou o secretário José Marinho Júnior, que na ocasião representou o governador Teotonio Vilela.

O secretário também citou a inauguração do primeiro trecho do Canal do Sertão e ressaltou que 50 unidades irrigadas para produção de forragens serão implantadas pela Seagri. “Vamos dar prioridade às famílias no entorno do canal que tenham alguns desses jovens, que vão trabalhar muito bem, com foco na produção de alimento para as pessoas e forragens para o gado”, adiantou.

De acordo com o presidente da Fetag, Genivaldo Oliveira, os jovens capacitados podem elaborar para os agricultores projetos com foco em cinco políticas públicas. São elas: Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Programa Nacional de Crédito Fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Gostaríamos de ressaltar a parceria com os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de cada município na realização do projeto, que já serve de modelo para outros estados”, lembrou o presidente da Fetag.

Primeiros resultados

Ainda como parte da capacitação, os jovens elaboraram os primeiros projetos para os agricultores das comunidades onde vivem. Entre eles, estão Ana Cláudia de Lima, 18 anos, do Povoado Renascença, em Estrela de Alagoas, e Emília Grazieli da Silva, do Povoado Impueiras, no mesmo município. Elas fizeram reuniões com os moradores, levantaram as necessidades e em seguida elaboraram projetos para acesso a crédito do Pronaf, acesso ao PAA e associativismo.

por Ascom Seagri

Comentários comentar agora ❯