14 Abril 2014 - 14:08

Juventude Viva: audiência pública vai discutir educação antirracista

A educação antirracista será um dos temas discutidos nesta segunda-feira (14), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Maceió. A realização, que é parte do movimento “Somos Tod@s Cláudia”, vai debater ainda a Lei nº10.639/03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e o desenvolvimento do Plano Juventude Viva no Estado.

Participam da audiência representantes do Ministério de Educação, da Secretaria Nacional da Juventude e gestores municipais e estaduais, além de especialistas e entidades da sociedade civil.

“O Juventude Viva em Maceió tem sido uma experiência muito gratificante e sermos reconhecidos como referência pelo Governo Federal reforça que estamos no caminho certo desse projeto, que, apesar das muitas dificuldades encontradas, vem dando certo”, disse Adriana Toledo, coordenadora do Comitê Municipal do Juventude Viva, sobre a oportunidade de apresentar as experiências do trabalho desenvolvido em Maceió durante o último encontro de gestores em março em Brasília.

De acordo com o Instituto Raízes de Áfricas, a audiência busca criar espaços de interlocução entre o poder público e os diversos segmentos sociais, informando, esclarecendo e coletando subsídios sobre os projetos relevantes a temática. “Essa é também uma ação de controle social, já que vamos buscar subsídios sobre os resultados do plano Juventude Viva, implantado há um ano e seis meses”, disse a professora Arísia Barros.

Juventude Viva

Implementado em Alagoas em 27 de setembro de 2012, o Plano Juventude Viva foi elaborado com a parceria dos ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura e Esporte e reúne ações de prevenção que visam reduzir a vulnerabilidade dos jovens brasileiros, criando oportunidades que assegurem sua inclusão social e autônoma, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.

Criado por decreto publicado na edição do dia 06 de maio de 2013, do Diário Oficial do Município (DOM), o Comitê Gestor do Plano Nacional Juventude Viva em Maceió é gerido pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito (SEGP), em parceira com secretarias Municipais de Esporte e Lazer (Semel), Assistência Social (Semas), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e outros órgãos da Prefeitura.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯