14 Maio 2013 - 18:00

Instituto Zumbi dos Palmares será modernizado ainda esse ano

Projetos que visam à modernização tecnológica do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) serão viabilizados com recursos do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste) para Alagoas, financiado junto ao Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). A operação é coordenada pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande).

Para a reativação de duas emissoras de televisão no interior do Estado, a migração da TV Educativa para o formato digital; melhorias na iluminação, sistema de câmeras e reforma da parte elétrica do Teatro Linda Mascarenhas e a interiorização da TV Educativa (TVE) por meio de satélites, serão necessários aproximadamente R$ 3 milhões. Essas ações fazem parte de dois projetos incluídos no Programa Alagoas Tem Pressa e foram conversadas em uma reunião, nesta terça-feira (14), entre o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e o diretor presidente do IZP, Marcelo Sandes.

“O Instituto é o principal complexo no campo da comunicação pública do Estado e com essas ações queremos torná-lo um modelo de instituição reconhecido pela sociedade alagoana. A proposta é que IZP se torne uma referência, que ofereça programação de qualidade, promovendo a comunicação pública, educação e a cultura com mais eficiência”, afirmou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Dentro do projeto prioritário Expansão e Interiorização dos Veículos de Comunicação do IZP, está a reativação da emissora de televisão nos municípios de Delmiro Gouveia e Arapiraca. Cerca de R$ 150 mil serão utilizados para a compra de equipamentos. “Com o dinheiro em mãos, pretendemos colocar as emissoras no ar até o final do ano, garantindo as licenças dadas pelo Ministério das Comunicações, que podemos perder por conta da falta de operação”, destacou o diretor de operação do IZP, Luiz Gonzalez.

No que se refere ao Projeto de Modernização Tecnológica da estrutura física dos veículos de comunicação e da sede do Instituto, existe a demanda de aquisição de transmissor e conversor para o funcionamento da TV digital, que segundo o diretor presidente é a oportunidade da TVE concorrer com as outras emissoras.

 “A TVE no sistema digital poderá competir igualmente às demais emissoras para divulgação de seus programas. Além disso, a autossustentabilidade gerada pela TV digital aumenta a capacidade de ampliar os recursos próprios por meio de propaganda. O Ministério das Comunicações deu um prazo para que em 2015 todas as transmissões sejam digitais, mas teremos isso ainda esse ano”, explicou Marcelo Sandes.

O diretor presidente do IZP ainda afirmou que essa é uma iniciativa de governo que leva em conta a importância das emissoras educativas no desenvolvimento de ações culturais, e na prestação de serviço em favor da população com informação qualificada e responsável. “É esse o objetivo que tem norteado a discussão desse projeto de modernização tecnológica, muito bem compreendido pelo secretário Luiz Otávio como uma iniciativa estratégica e voltada para o interesse da coletividade”, disse.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯