15 Março 2013 - 14:03

Alagoas não registra casos positivos de brucelose nos primeiros meses do ano

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) informou que não foram constatados, no período de janeiro a fevereiro deste ano, casos positivos de brucelose nos rebanhos de 24 propriedades rurais do Estado. Nos dois meses, veterinários autônomos realizaram 474 exames e vacinaram 587 bezerras na faixa etária de três a oito meses.

Já em 2012, de acordo com levantamento realizado pela coordenação do Programa de Brucelose da Adeal, foram registrados 19 casos da doença em rebanhos de Alagoas, sendo vacinadas 23.461 bezerras.

Segundo a Adeal, estima-se que Alagoas tenha uma produção de, aproximadamente, 120 bezerras por ano. “À medida que esses animais forem atingindo a faixa etária indicada para vacinação, o criador deverá procurar um médico veterinário para orientar todo o procedimento de vacinação de acordo com a legislação vigente”, declarou o diretor técnico da Adeal, Ironaldo Monteiro.

Com a campanha de incentivo à vacinação contra brucelose prevista para os próximos meses, o órgão de defesa alagoano traçou como meta imunizar 30 mil animais até o segundo semestre deste ano.
Ações 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯