15 Maio 2013 - 00:26

Presidente da AMA é recebido em audiência por Renan Calheiros

Assessoria

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão, participou de uma audiência com o presidente do Senado, Renan Calheiros, juntamente com as demais associações municipalistas da região Nordeste, nesta terça-feira, 14. O objetivo da reunião foi a entrega da “Carta do Nordeste” com as reivindicações de combate aos efeitos da seca. O documento foi formulado em conjunto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Da reunião saiu a promessa de se discutir a “agenda dos Municípios” em sessões temáticas. O presidente do Senado prometeu tornar possível a reabertura da Subcomissão de Assuntos Municipalistas no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Marcelo Beltrão ressaltou que a seca tem que ser tratada de forma emergencial, porém com a infraestrutura necessária para que a população nordestina consiga conviver melhor com as próximas secas que virão. “A gente sabe que a seca é sazonal e daí é preciso preparar os municípios com ações estruturais para enfrentar os efeitos da seca atual e a que virá”, afirmou.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, que também participou da reunião, disse que 92% ou mais dos municípios nordestinos estão em situação pré-alimentar. “Sabemos que a seca é um problema ancestral, mas agora os prefeitos estão tomando o protagonismo em nível de forma estruturante”, afirmou .

Para o vice-presidente da AMA, Jorge Dantas, os programas e ações do governo federal têm sido executados, tais como Garantia Safra, Bolsa Estiagem e carros pipas. Já outras ações esbarram na burocracia. “A grande maioria ainda não saiu do papel. Não dá para entender a emergência, se um ano depois nem todas as ações chegaram para a população”, observou.

Participaram da audiência os senadores Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Benedito de Lira (PP-AL), deputado Renan Filho (PMDB-AL), Francisco Tenório (PMN-AL) entre outros prefeitos.

A resposta de Renan

Renan chama a situação da seca de “circunstância dramática” e lembra que a renegociação das dívidas de pequenos produtores da região – uma das reivindicações – é uma discussão antiga. Por isso, ele disse que vai levar esses temas também para o conhecimento do presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves. “A agenda municipal deverá ser priorizada”. Renan Calheiros lamentou que a receita dos Municípios este ano seja igual ou menor a de 2012. “É um problema grave porque as despesas só cresceram”, destacou. Ainda em relação às receitas municipais, o presidente do Senado disse que fará uma indicação formal ao Supremo Tribunal Federal (STF), para que a Corte aprecie o veto da nova distribuição dos royalties. “Não tem como eles não votarem, assim como nós não tivemos como votar”, completou.

por Assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Lins O Senador Renan é um defensor das causas municipalistas, é por isso que todos os prefeitos buscam o seu apoio.
  • Martha O perdão da dívida dos pequenos produtores atingidos pela seca é uma bandeira do senador Renan. Juntos com ele vamos vencer essa luta.
  • Professora Santos Para que a voz e o apelo do sertanejo alagoano cheguem aos ouvidos de Dilma, tem que ser por alguém que entenda do assunto, defenda e tenha sensibilidade ao sofrimento de quem vive no sertão. Essa pessoa, sem dúvida, é Renan.
  • clara Renan entende as necessidades do povo sertanejo, especialmente dos agricultores e pequenos produtores rurais, e vai priorizar projetos em benefício deles.
  • Luciana Renan Calheiros sempre defendeu as liberdades democráticas e sempre esteve atento a todos os assuntos de interesse de Alagoas e dos alagoanos. Com certeza, vai encontrar soluções para amenizar o sofrimento do povo nordestino com a seca.
  • Valter Melo Além de ser nordestino e conhecer de perto os efeitos da seca e o sofrimento dos sertanejos, Renan Calheiros tem coragem de enfrentar a insensibilidade de muitos sobre essa questão. Ele é o parlamentar certo para defender os municípios.
  • Rodrigo O presidente do senado Renan Calheiros conhece bem eO presidente do senado Renan Calheiros conhece bem essa situação e com certeza vai achar uma solução
  • wanderley Com certeza senador Renan vai da prioridade a esses problemas, pois a seca foi que mais prejudicou a todos os alagoanos.
  • Isaac Com baixos FPM e a burocracia dos recursos federais, os municípios do semi-árido não tem poder de combater a seca e ajudar sua população.
  • Nride È obrigação do Senador Renan,até porque foram os alagoanos que elegeram para senador por isso chegou a vez dele gratificar resolvendo esse problema da seca que afeta tantos os nordestinos.Espero que tenha soluções.
  • POLÍNIO Senador e a Lei que isenta os portadores de diabete do Imposto de Renda em seus vencimentos, estou gastando igual a muitos grande parte do que recebo só com o tratamento da doença, que por conta dela já estou com pressão e cardíaco.