15 Junho 2012 - 11:37

Reforço e simulado ajudam aprovação de alunos da rede estadual no Ifal

Valdir Rocha
Alunos e professores da Escola Jorge de Lima comemoram aprovações

Motivação, aulas de intensivo aos sábados e simulados foram as estratégias adotadas pela direção da Escola Estadual Jorge de Lima, em União dos Palmares, que faz parte da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino, e que pelo segundo ano consecutivo tem registrado um alto índice de aprovação no Processo Seletivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), conforme dados revelados pela diretora Roseane Costa.

Dos 26 alunos inscritos para o processo seletivo do Ifal em 2011, nos cursos de Agroecologia e Agroindústria, no campus de Murici, 24 foram aprovados, o que representa um índice 92% de aprovação da Escola Estadual Jorge de Lima.

Para a diretora Roseane Costa, o sucesso da aprovação dos alunos é o somatório de fatores, a exemplo do comprometimento dos professores, o alto interesse dos próprios alunos, as estratégias adotadas na prática pedagógica e apoio logístico ofertado pela escola. “Nosso propósito inicial foi incentivar os alunos a participar do processo seletivo e, consequentemente, disponibilizamos sala de aula e simulados com a turma aos sábados, como complemento do que já era aplicado durante a semana”, afirma Roseane.

A diretora destaca ainda que o grande interesse, sobretudo, foi dos próprios alunos, que além de comparecer aos simulados, o “sabadão” como ficou conhecido, também formaram grupos de estudos. “Com essa estratégia o resultado não poderia ser diferente. Quase 100% de aprovação, o que se configura numa grande conquista para todos”, comemora Roseane Costa.

Evelyn Natalício, aprovada em Agroecologia, reconhece o empenho, o esforço e o comprometimento da direção e dos professores da Escola Estadual Jorge de Lima pelo sucesso na aprovação dela e de seus colegas, no competitivo Processo Seletivo do Ifal. “Ter meu nome na lista dos aprovados do IFAL foi um presente de Natal e serei eternamente grata pela conquista”.

Atualmente estudante do Ifal e no papel de ex-aluna da Escola Estadual Jorge de Lima, Evelin e seu colegas aprovados decidiram incentivar também os alunos para que aproveitem a oportunidade que a direção da escola vem oferecendo e participem do Processo Seletivo deste ano. “Estamos indo de sala em sala incentivar nossos colegas para adotar a mesma estratégia do grupo com o apoio indispensável da Escola”.

A Escola Estadual Jorge de Lima ainda tem mais um motivo para comemorar este ano. É que pelo resultado preliminar, divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação, revela que a escola obteve a maior nota na 7ª Coordenadoria Regional de Ensino, com sede em União dos Palmares. O resultado final será anunciado pelo MEC nos próximos dias.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯