16 Fevereiro 2013 - 17:13

Inscrições do Encceja terminam dia 22 de fevereiro

Quem tem mais de 15 anos e ainda não concluiu o ensino fundamental não pode deixar de perder essa oportunidade de retomar os estudos. Para isso, basta se inscrever no Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) 2013, cujas inscrições estão abertas e prosseguem até a próxima sexta-feira (22).

Como a data original de encerramento das inscrições já foi prorrogada, a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Maria do Carmo Silveira, chama a atenção dos interessados para quem não percam o prazo. Segundo ela, essa é uma oportunidade única para que ainda não concluiu o ensino fundamental, tem mais de 15 anos e quer entrar no ensino médio.

De acordo com informações do Ministério da Educação (MEC), os interessados na certificação que possibilita a conclusão do ensino fundamental tem até 23h59min (horário de Brasília), do dia 22 de fevereiro, para realizar a inscrição por meio do endereço eletrônico http://sistemasencceja3.inep. gov.br/inscricaoencceja.

Para realizar a prova, que acontece no dia 14 de abril, o candidato deve ter, no mínimo 15 anos. Os documentos exigidos na inscrição são os números do CPF e da carteira de identidade. O Encceja é gratuito e será realizado nos municípios de Maceió, Santana do Ipanema, Rio Largo, São Miguel dos Campos e União dos Palmares.

“Quem morar em outro município poderá fazer a inscrição na cidade mais próxima, onde o exame será realizado”, explica Maria do Carmo. “O Encceja é muito importante para quem almeja certificação do ensino fundamental. Muitos precisam dela para apresentar no trabalho, dar continuidade aos estudos ou estar regular no sistema de ensino. Será uma etapa importante na vida profissional, mas também uma realização pessoal”, acrescenta a superintendente de Gestão.

Prova

Será aprovado aquele que obtiver o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das provas objetivas e 5,0 (cinco) pontos na prova de Redação. No caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, é preciso obter proficiência na prova de Redação para garantir a certificação.

Certificado

Para pleitear a certificação, o candidato deve procurar a Secretaria Estadual de Educação e solicitar o certificado no nível de conclusão do ensino fundamental ou a declaração de proficiência.

O Exame é realizado pelo governo federal, por meio do MEC. Mas, cabe à Secretaria Estadual da Educação promover a divulgação e conceder o certificado ao aprovado.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯