16 Fevereiro 2013 - 14:03

Redação dá título nacional a estudante de Junqueiro

O ano de 2012 não poderia ter sido melhor para a estudante Layane Marinho, 16 anos, do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Aurélio Gois (Junqueiro). Ela conquistou o título de campeã brasileira do 5º Concurso de Redação do Senado Federal, ficando com o primeiro lugar entre as 27 dissertações que disputavam o concurso nacional.

A redação “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”, inspirada na letra do Hino Nacional, desbancou as outras 26 redações que concorriam ao título brasileiro. Pela histórica conquista, Layane Marinho foi premiada com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal.

Mas obter êxito no concurso e conquistar o título de campeã brasileira não foi tarefa fácil. Ela teve sua redação escolhida na escola, entre 16 trabalhos inscritos; concorreu com outras 63 redações na etapa estadual e, por fim, desbancou outras 26 dissertações da etapa nacional, onde conquistou o primeiro lugar no País.

“Confesso que estava bastante confiante, sim, que minha redação estava entre as melhores, mas conquistar o primeiro lugar foi uma sensação indescritível”, revela a aluna da Escola Estadual Padre Aurélio (Junqueiro).

A jovem senadora já tem pela frente mais um desafio. Está se preparando para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no final do ano, quando tentará uma vaga para o curso de Direito pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Iniciei minha preparação e espero mais essa conquista”, confessa Layane.

“Ao revisar o seu texto, percebi que a aluna Layane estaria entre as três primeiras colocações. E a conquista do primeiro lugar foi gratificante e extraordinário para toda a comunidade escolar”, afirma a professora Rutineide Batinga, orientadora da aluna campeã.

Layane Marinho revela que antes de iniciar sua redação, na mesa da sala de sua casa, começou a cantar o Hino Nacional, impresso em seu material didático sobre a mesa. Foi então que veio a inspiração de redigir seu tema fazendo uma relação, nas entrelinhas, com a letra do Hino Nacional e deu certo.

Agraciada com o Prêmio Expressão Alagoana, que receberá das mãos do governador Teotonio Vilela, nesta quinta (21), no Teatro Deodoro, Layane declara-se agradecida: “Nada disso seria possível sem a orientação da professora Rutineide, o apoio da direção da escola, além do incentivo de todos os professores da escola. Dedico essa conquista à minha família, aos professores e a todos os colegas da escola”.
Ações 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯

  • MALL Parabéns para Layane, para sua professora, escola e para o Estado de Alagoas. Nós temos potencial sim. Olha aí um exemplo. O que não temos são políticos decentes. Valeu Junqueiro por projetar no cenário Nacional uma pérola alagoana.