16 Dezembro 2011 - 09:16

Nova Emater poderá dispor de R$ 9 milhões para estruturação

Estão em análise no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) propostas de convênios para aquisição de equipamentos e seleção de técnicos que, ao todo, somam R$ 9 milhões.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), por meio da Superintendência de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, que encaminhou as propostas ao MDA com foco no fortalecimento do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Nova Emater), criado pelo Governo do Estado no dia 1º de dezembro deste ano.

De acordo com a superintendente Rita de Cássia, que nesta quinta-feira (15), durante reunião do Conselho Estadual de Fortalecimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Cedafra), explicou como foi o encaminhamento das propostas, os recursos serão investidos na aquisição de veículos, equipamentos de informática, materiais em geral e seleção de técnicos extensionistas para orientação aos agricultores.

“Aos poucos, haverá a transferência de veículos e técnicos da Seagri para a Nova Emater, e com a confirmação desse convênio pelo MDA, poderemos multiplicar a quantidade de equipamentos para o serviço de assistência técnica e extensão rural”, argumentou Rita de Cássia. “Assim como ocorre atualmente na Seagri, a equipe de técnicos da Nova Emater será multidisciplinar”, acrescentou.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável tem algumas diferenças importantes da antiga Emater. “Esse novo órgão, que é uma autarquia, quando estiver em pleno funcionamento, vai atender as demandas dos agricultores de acordo com a realidade, com a situação atual da agricultura familiar em Alagoas. Algumas necessidades mudaram, portanto, a forma de atuação será adequada para essas novas demandas”, explicou Cavalcante, que também participou da reunião do Cedafra.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯