17 Fevereiro 2018 - 08:25

Escolas já podem fazer inscrições na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes

Valdir Rocha
Evento visa fomentar interesse dos jovens pela astronomia

Escolas públicas e privadas de todo o País já podem participar da 21ª edição edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e da Astronáutica (OBA) e da 12ª Mostra Brasileira de Foguetes(MOBFOG). Com o objetivo de fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins, a OBA e a MOBFOG estão com inscrições abertas pelo site www.oba.org.br até o dia 18 de março para as unidades de ensino que nunca participaram da competição. Este procedimento não é necessário para as escolas que já participam ou participaram da Olimpíada, que deverão apenas atualizar dados de sua instituição no mesmo endereço.

Coordenada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB), a OBA está dividida em quatro níveis – três no ensino fundamental e um no médio – e as provas contarão com dez questões – sete de astronomia e três de astronáutica.

Já a MOBFOG avalia a capacidade dos estudantes construírem e lançarem foguetes o mais longe possível. Estes foguetes são feitos de garrafas pet, tubo de papel e canudos de refrigerante. Os que conseguirem os melhores lançamentos serão convidados a participarem da Jornada de Foguetes, evento que reúne alunos de todo o Brasil em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

A previsão dos organizadores é que as provas da OBA sejam aplicadas no dia 18 de maio e que os lançamentos da MOBFOG aconteçam até a mesma data.

Participação - Em 2017, 800 mil estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil participaram das duas competições. Em Alagoas, 260 unidades de ensino aplicaram as provas.

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯