17 Abril 2013 - 12:07

Mais 10 agricultores recebem declaração de produtor orgânico

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Comissão de Produção Orgânica de Alagoas (CPOrg) entregaram a Declaração de Cadastro de Produtor Vinculado à Organização de Controle Social (OCS) para mais 10 agricultores do município de Pão de Açúcar.

Isso significa que os produtores contemplados com a declaração realizam o manejo agroecológico, que garante a produção de alimentos saudáveis, numa prática de respeito ao meio ambiente, sem uso de insumos químicos. Em fevereiro deste ano, quatro agricultores familiares do assentamento Zumbi dos Palmares, no município de Branquinha, também receberam do Mapa uma declaração de cadastro de produtor orgânico.

De acordo com a engenheira agrônoma Liduína Alencar, que é articuladora da Rede Estadual de Agroecologia pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), agroecologia prega o manejo sustentável dos recursos disponíveis na propriedade. “É ideal para o agricultor familiar, que nem sempre dispõe de recursos financeiros para investir na produção”, frisou a articuladora.

Para que um agricultor pratique os conceitos e princípios de agroecologia, explica Liduína, é preciso que, de início, ele faça a substituição dos insumos, como fertilizantes industrializados e agrotóxicos químicos, por produtos naturais disponíveis na propriedade, como esterco de animais. “Com isso, haverá uma desintoxicação do solo”, detalha. “E assim o agricultor também já reduz os custos de produção”, enfatiza.

“Em seguida, ele aplica os conceitos para conservação da água, cuidados com a lavoura e a questão social, que envolve a relação de trabalho. Isso também é levado em consideração”, contou Liduína Alencar. Segundo ela, a produção de forma agroecológica tem fortes semelhanças com a agricultura praticada antes do advento dos chamados “pacotes tecnológicos”, que são usados para aumentar a produtividade.

por Ascom - Seagri

Comentários comentar agora ❯