17 Abril 2013 - 08:52

Prefeitura de Igreja Nova capacita professores do EJA

Divulgação
Educadores irão trabalhar com 400 alunos em 2013

Igreja Nova abre mais uma frente de combate ao analfabetismo, trabalho feito com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Além de preparar professores das séries iniciais para que as crianças saibam ler e escrever antes de completar 9 anos, a gestão capacita o corpo docente do programa Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A preparação dos 40 professores que trabalharão com os 700 estudantes matriculados em 2013 no EJA foi concluída nesta segunda-feira, 15 de abril. O grande número de alunos e alunas no programa que alfabetiza e proporciona a conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio mostra a carência que havia em Igreja Nova para atender quem deixou de frequentar ou nunca esteve numa escola durante a infância, a adolescência e a juventude.

Os índices registrados pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão do Ministério da Educação, mostram o descaso com a condução do programa em Igreja Nova até 2012. No ano passado, dos 554 matriculados no EJA, 275 não concluíram o ano, sendo 164 reprovados e 111 por abandono das aulas. Os números mostram que mais da metade dos estudantes ‘perdeu o ano’, o que comprova a má gestão na pasta na administração anterior.

Qualificação e logística

Agora, a Semed investe na qualificação do pessoal, promovendo jornadas específicas de capacitação e ofertando a logística necessária para o desenvolvimento das atividades. Professores das séries iniciais inseridos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, formação contínua que atende 67 educadores que ensinam 1.490 meninos e meninas da rede municipal, recebem bolsa no valor de R$ 400, alimentação e transporte para atuar no PNAIC.

Já os professores da EJA receberam a primeira de uma série de capacitações, sendo a primeira etapa ministrada pelo pedagogo Sérgio Paulo Rodrigues Nascimento, assessor especial do prefeito Augusto Santos. Sérgio Paulo orientou a turma, ressaltando como os professores devem adequar o plano de aula à realidade local. Das 40 turmas formadas neste ano, 38 funcionarão na zona rural do município que tem o compromisso da gestão Governando Para Todos em reverter o alto índice de analfabetismo que emperra o desenvolvimento de Alagoas e do Brasil.

por Redação com assessoria

Comentários comentar agora ❯

  • Estudante Mais um vez o Prefeito de Igreja Nova, Augusto está de PARABÉNS, na próxima ELEIÇÃO estarei com VOCÊ.
  • vando É ISSO AI GUSTO TO COM VC E NAO ABRO
  • Igrejanovense Digo sempre isso: Augusto pode não ter experiência administrativa mas tem honestidade. Aos poucos marcará história em Igreja Nova.
  • Maria Isso é pra calar a boca de alguns (professores)