18 Fevereiro 2013 - 08:22

Alagoano recebe maior premiação do jornalismo nacional

Ailton Cruz
O jornalista Odilon Rios recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em 2012

O jornalista Odilon Rios é um dos destaques da 1ª Edição do Prêmio Expressão Alagoana, criado pelo Governo de Alagoas com o objetivo de reconhecer e valorizar o esforço e o sucesso de cidadãos alagoanos comuns, naturais ou residentes, que ganharam repercussão nacional ou internacional, projetando o nome do Estado com seu talento e iniciativas relevantes. O prêmio será entregue nesta quinta (21), às 20h, no Teatro Deodoro.

O reconhecimento a Odilon Rios, 13 anos de profissão, veio com a repercussão de seu trabalho em 2012, quando ele incluiu em seu currículo o mais tradicional prêmio do jornalismo brasileiro: o Prêmio Esso de Jornalismo.

O jornalista alagoano foi vencedor com matéria publicada no Jornal O Globo, do Rio de Janeiro, do qual é correspondente em Alagoas. O trabalho vencedor foi sobre uma escola municipal de Coruripe, que conseguiu um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no País. “O Esso é um imenso incentivo pela história que possui, mas não se esgota, porque há uma longa estrada a percorrer”, afirma.

Com 13 anos de profissão, Rios iniciou o caminho no jornalismo ainda na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “Minha primeira experiência foi no jornal comunitário Dumont, que pertencia ao curso, mas era voltado para a comunidade que vive no entorno da Ufal”, lembra o profissional.

Na imprensa alagoana, ele atuou nos semanários Extra e Primeira Edição e na Gazeta de Alagoas, de circulação diária, de onde saiu para a primeira experiência na televisão.
Em seguida, Rios foi trabalhar no portal Terra, onde também exerce a função de correspondente, até chegar ao jornal O Globo, também como correspondente. Nesse ínterim, passou ainda pelo diário O Jornal.

Atualmente, além de correspondente dos portais Terra e do matutino O Globo, o jornalista é proprietário do site Repórter Alagoas. “Uma das características de gente que envereda, como eu, nesta profissão, é ser teimoso. Tem que ter essa teimosia para vender nosso peixe”, aconselha o jornalista.

Para orgulho de Rios, sua filha de 19 anos, Anna Elis, segue a mesma trilha. “Ela é apaixonada pelo fotojornalismo”, diz o jornalista, que destaca a relevância do prêmio Expressão Alagoana. “É ótimo que iniciativas como essas existam para mostrar o trabalho de quem se esforça para dar o melhor de si na produção de seu trabalho, principalmente com repercussão fora de Alagoas”, ressaltou.
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯