18 Dezembro 2010 - 20:37

Bispo de Palmeira dos Índios celebra 25 anos de sacerdócio

Arquidiocese de Maceió

Dom Dulcênio Fontes Matos, bispo da diocese de Palmeira dos Índios, em Alagoas, celebrou nesta semana, seu jubileu de prata presbiteral. Durante a celebração eucarística acontecida na Catedral, três novos sacerdotes foram ordenados.

Na homília, Dom José Palmeira Lessa, bispo da Arquidiocese de Aracaju, em Sergipe, relatou a experiência de convivência com Dom Dulcênio na época em que este o auxiliou no governo daquela diocese, e disse que suas palavras são do coração mais dos que exposição de um esquema. “Conheci-o ainda como seminarista no Rio de Janeiro e depois foi meu cirineu durante cinco anos, auxiliando-me no episcopado. Ele é um testemunho de Cristo sacerdote no meio dos homens. Isso é o que você foi para mim”, afirmou. Dirigindo-se aos três novos sacerdotes, no momento ainda como diáconos, Dom Lessa exclamou: “Vocês serão ordenados presbíteros no mesmo dia em que 25 anos atrás seu bispo também sentiu essa mesma emoção”.

Em seu discurso, Dom Dulcênio afirmou ter desposado a imaculada esposa de Cristo através da ordem sacerdotal e que a escola do cotidiano o ensinou a dirigir-se mais à santidade. Olhando para os três neosacerdotes, com espírito paternal disse “queridos novos padres, a existência do sacerdócio deve ser uma continuação daquele do próprio Cristo. Não sois mais Clóvis, Jean e Antônio, mas antecipando os vossos nomes é acrescentado o termo padre, indicando assim a vossa responsabilidade de serem pais do povo da Nova Aliança”.

Estiveram presentes na solenidade cerca de 20 bispos de diversas dioceses, dentre estas, Vitória da Conquista (BA), Teixeira de Freitas (BA), Garanhus (PE), Salgueiro (PE), Afogados da Ingazeira (PE), Palmares (PE), Aracaju (SE), Propriá (SE), Estância (SE), Caicó (RN), Campina Grande (PB), São Mateus (ES), Iguatú (CE), Penedo (AL) e Maceió (AL), além do bispo emérito de Alagoinhas (BA). Também marcaram presença inúmeros padres, seminaristas, religiosos, religiosas e o povo de Deus.

ORDENAÇÃO SACERDOTAL

Os diáconos Clóvis Rodrigues, Jean César de Oliveira e José Antônio dos Santos foram ordenados presbíteros pela oração consecratória e imposição de mãos de Dom Dulcênio Fontes.

Interrogado sobre seus sentimentos, Jean César afimou “estou muito emocionado, pois depois de um longo período o sonho de tornar-me sacerdote se realizou; tudo isso em vista da edificação do Reino de Deus”.

José Antônio proferiu o discurso de agradecimento em nome dos três recém-ordenados, ao final da solenidade: “quando o bispo nos questiona sobre nossa vontade em atender ao ministério sacerdotal, respondemos há pouco um ´quero´; parece simples, mas esta palavra com apenas cinco letras tem um significado amplo em nossas vidas, como as cinco chagas de Cristo, d´Aquele que se doou por completo a nós na cruz”.

Por enquanto, aguardando novas definições, os novos padres permanecem no local onde já exerciam o estágio diaconal. Pe. Clóvis Rodrigues na Paróquia São Cristóvão, em Palmeira dos Índios (AL), Pe. Jean César em São Cristóvão, na cidade de Santana do Ipanema (AL), e por fim, Pe. José Antônio, na cidade de Belo Monte (AL).
 

por Arquidiocese de Maceió

Comentários comentar agora ❯