20 Agosto 2009 - 08:41

SUS: gestantes do Nossa Senhora da Guia têm o acompanhamento de fisioterapeutas

Divulgação
Bruna Gregório é assistida pelas fisioterapeutas Bárbara Rose e Grabriela Noya em sessão com ?bolas de bobath?

A gestante Rayssa Alves Holanda, de Matriz do Camaragibe, achava que se fosse a uma maternidade do SUS ficaria “largada em alguma enfermaria lotada de pessoas em camas malcuidadas”. Ao ter sua filha esta semana no Hospital Nossa Senhora da Guia, Rayssa mostrou-se surpresa com a limpeza, a organização e principalmente com o atendimento prestado pelas fisioterapeutas da maternidade antes, durante e depois do parto.

Segundo Aurelita Pimentel, coordenadora do Hospital Nossa Senhora da Guia, a maternidade é a única credenciada pelo SUS em Alagoas realizando este tipo de acompanhamento.

A supervisora das fisioterapeutas Carla Renatha explica que depois do parto as puérperas são estimuladas a caminhar e a realizar movimentos com as chamadas “bolas de bobath” e argolas. “Eu gostei foi das massagens”, disse Bruna Gregório, referindo-se à sessão de massoterapia com equipamento de raios infra-vermelhos, único utilizado por uma maternidade do SUS em Alagoas.

Antes do parto, as fisioterapeutas ensinam às gestantes exercícios de respiração e movimentos para facilitar a saída do bebê. “Quando é necessário também entramos no centro cirúrgico, sempre junto à paciente”, complementou a fisioterapeuta Bárbara Rose, explicando que além de ajudar as mães fisicamente, a fisioterapia traz reflexos também para o lado emocional das puérperas, além de estimular a amamentação. “Esse acompanhamento torna o parto mais fácil porque tranquiliza as mães e ensina como elas podem nos ajudar no centro cirúrgico”, elogiou o obstetra Antonio Carlos.

por Ascom Santa Casa de Maceió

Comentários comentar agora ❯