20 Setembro 2014 - 08:46

Ação oftalmológica garante óculos a reeducandos da capital

Os custodiados do sistema prisional alagoano tiveram nesta sexta-feira (19) a oportunidade de começar a ver a vida com outro olhar. Cerca de 50 reeducandos dos presídios Baldomero Cavalcanti e Santa Luzia participaram de um mutirão oftalmológico promovido pelo Projeto Olhar Brasil, uma parceria entre as secretarias estaduais de Ressocialização e Inclusão Social, Saúde e Educação.

O evento aconteceu no presídio Baldomero Cavalcanti, situado no complexo prisional.

Segundo Genizete Tavares, gerente do Núcleo de Educação e Esportes da Superintendência de Administração Penitenciária (Sap), antes do custodiado chegar até o momento do exame é feito um pré-exame, que é realizado durante as aulas, onde o monitor recebe um treinamento para aplicar um exame de acuidade visual, utilizando tabelas numéricas e alfabéticas, onde é verificado se o aluno tem alguma dificuldade visual. Após esta avaliação ele é encaminhado para participar do mutirão.

Durante a ação os internos passaram por todas as fases do exame. Inicialmente eles se submeteram a etapa de refração para verificar a questão de correção visual. Depois foi a vez da lâmpada de fenda, onde é utilizado um microscópio para verificar se tem algum problema físico no globo ocular, verificando o aparecimento da catarata e a pressão ocular, o mapeamento de retina. E por fim a prescrição dos óculos. Todos os pacientes receberão os óculos gratuitamente.

Conforme o oftalmologista Homero Costa, este mutirão é fundamental para se detectar qualquer problema que possa ocorrer de forma proativa. “Estamos aqui para verificar qualquer coisa que possa está ocasionando problemas de visão, corrigindo-o e dando uma melhora na qualidade de vida do paciente”, afirmou.

A ação Olhar Brasil vai continuar beneficiando custodiados do sistema prisional, segundo a diretora de Saúde da Sap, Clarisse Oliveira, que anunciou estar previsto mais um mutirão no mês de novembro, que pretende beneficiar mais 100 pacientes, de todas as unidades do sistema prisional, que além de fazer o exame oftalmológico, caso seja necessário, serão encaminhados para realização de cirurgia. Ela enfatizou a importância do evento. “Ações como esta são fundamentais, pois facilitam o acesso do custodiado aos serviços de saúde, proporcionando melhores resultados”, concluiu.
 

por Ascom - Seris

Comentários comentar agora ❯