20 Setembro 2014 - 08:48

Estado forma 35 profissionais para promover saúde mais inclusiva

Alagoas passa a contar com 35 profissionais formados no Curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH), que tem o objetivo de promover o serviço de forma inclusiva em todo o Estado. A cerimônia de encerramento do curso e a entrega simbólica dos certificados aconteceram nesta sexta-feira (19), no auditório do Conselho Regional de Psicologia, no Farol.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS Maceió) e o Ministério da Saúde (MS). Por meio do curso, os órgãos visam instrumentalizar os trabalhadores e gestores para introduzir inovação nas práticas gerenciais e de saúde.

De acordo com a coordenadora estadual da PNH, Luzia Prata, o curso tem o objetivo de assegurar que os profissionais implantem o projeto no serviço em que atuam. "Aprender com a teoria para modificar a prática é a meta da Política de Humanização, num compromisso firmado conjuntamente entre gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde", esclareceu.

Com a proposta de intervenção para o fortalecimento do Grupo Técnico de Humanização do Hospital Geral do Estado (HGE), a enfermeira Sandra Villar é uma das 35 profissionais formadas no curso de PNH. "Com o projeto, temos o objetivo de melhorar as relações de trabalho e, consequentemente, as relações com os usuários", explicou.

Ainda segundo ela, o conhecimento teórico contribui para efetivar a assistência dada ao serviço. "Por meio do conhecimento das diretrizes da PNH, o curso ajudou para subsidiar nesse caminho de intervenção do serviço", completou Sandra Villar, lembrando que todos - gestores, profissionais e usuários - são partícipes do projeto.

Curso - O I Curso de Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização de Alagoas iniciou em dezembro de 2013, em momentos presenciais e de dispersão, com carga horária de 184h. O curso teve como produto de conclusão um projeto de intervenção construído pelos alunos e a ser implantado nos respectivos serviços de saúde onde eles atuam.

Os projetos de intervenção foram apresentados nos dias 18 e 19 deste mês, com a presença dos gestores das instituições parceiras e também dos municípios de Arapiraca, Pilar, Marechal Deodoro, Viçosa, Lagoa da Canoa, Cajueiro e União dos Palmares, locais que também tiveram profissionais que participaram do curso e apresentaram propostas de intervenção.

Participaram da solenidade, o coordenador de Ações Estratégicas da Sesau, Robson José da Silva; a coordenadora setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Sesau, Laura Tôrres; o consultor da PNH/MS em Alagoas, Sérgio Aragaki; e demais gestores de órgãos parceiros da iniciativa de formação permanente dos servidores públicos. 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯