21 Junho 2012 - 08:49

Fórum discute novas diretrizes para a educação no campo em Alagoas

Agência Alagoas
Evento acontece até sexta-feira e tem o objetivo de elaborar o documento com diretrizes para a educação do campo em Alagoas

 

Educadores alagoanos participaram, nesta quarta-feira (20), do início das atividades do III Fórum Estadual de Educação do Campo, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O evento é promovido pela Secretaria do Estado da Educação e do Esporte (SEE) e tem o objetivo de elaborar o documento com diretrizes para a educação do campo em Alagoas. A programação do fórum se estenderá até a próxima sexta-feira (22).


O técnico pedagógico da Gerência de Diversidades da SEE, Raildo Ferreira, afirma que as atividades desenvolvidas durante a realização do fórum servirão como base para a construção do documento que será entregue aos representantes do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa de Alagoas. “Iniciamos as discussões e a socialização de experiências, e ao final do encontro vamos elaborar o documento com ações direcionadas para a educação no campo”, explica o técnico pedagógico.

Pronacampo
O encontro contou com a presença do representante do Ministério da Educação (MEC) e coordenador-geral de políticas da educação do campo, José Roberto Rodrigues, que apresentou o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no último mês de março.

“O programa do Governo Federal é articulador de várias ações para a educação no campo, que foram divididas em quatro eixos e que contemplarão desde a infraestrutura da escola no campo até a formação dos professores que atuam na área”, explica Rodrigues.

Em Alagoas, o Pronacampo tem a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação. “Durante as atividades desenvolvidas no fórum, discutiremos as políticas públicas voltadas para a educação do campo em Alagoas. O Governo Federal conhecerá as ações desenvolvidas em Alagoas para, em parceria com a SEE e com os municípios, desenvolver ações de melhorias para os profissionais e para os estudantes do campo”, ressalta o representante do MEC.

Discussão de ideias
O fórum também contou com a participação de representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Alagoas (Fetag-AL) e de movimentos sociais camponeses, a exemplo do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Para a representante da coletiva de educação do MST, Luana Pomme, o encontro serviu para convocar os trabalhadores da educação para as discussões de políticas do campo. “A educação do campo está vinculada aos movimentos sociais e os educadores também vivem a luta do campo. O fórum será um momento único para reunir estes profissionais e discutir ideias”, complementa.

O III Fórum Estadual de Educação do Campo é uma realização da SEE, do Fórum Estadual Permanente da Educação do Campo (Fepec) e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
 

por Agência Alagoas

Comentários comentar agora ❯